Muriaé vai usar UPA para tratar os pacientes com Covid-19

Muriaé vai usar UPA para tratar os pacientes com Covid-19

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé, está preparada para receber pacientes com a Covid-19 e se tornar um hospital de campanha. Foi o que informou o Secretário adjunto de Saúde do município, Wescley Souza, durante uma entrevista à Rádio Muriaé, na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro.

De acordo com aquele secretário adjunto, praticamente todos os leitos de UTI destinados para a Covid em Muriaé estão ocupados. No momento da entrevista havia apenas um leito desocupado no Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella. Diante deste cenário, a princípio, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar na UPA, mais 17 leitos de UTI que, caso necessário, poderá receber até 30 leitos, revelou Wescley.

Outra mudança que começou a valer a partir desta quinta-feira é o direcionamento dos pacientes. Até quarta-feira as pessoas que eram atendidas na Escola Municipal Antônio Canêdo e precisavam de atendimento médico mais detalhado, eram direcionadas para o Hospital São Paulo. A partir de hoje, os pacientes serão transferidos para a UPA. Com o aumento de demanda, o espaço poderá atender somente pacientes acometidos pela pandemia.

Situação do comércio para os próximos dias
Durante a entrevista, o secretário adjunto disse que não há possibilidade do comércio fechar nos dias que antecedem o Natal, mas que uma série de restrições sanitárias terá que ser adotada pelos comerciantes. Dessa forma, às 14h desta quinta-feira, haverá uma reunião do comitê estadual com a macrorregião composta por 90 municípios a qual Muriaé faz parte. Nesta reunião serão adotadas medidas para combater a pandemia. Será decidida também se as microrregiões voltarão para a onda vermelha. Atualmente a microrregião de Muriaé encontra-se na onda amarela.

Fonte e fotos: Rádio Muriaé