IF Sudeste MG lança processo seletivo sem provas presenciais

IF Sudeste MG lança processo seletivo sem provas presenciais

O IF Sudeste divulgou recentemente os editais de seu processo seletivo para o primeiro semestre letivo de 2021. São 2.092 vagas para cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e/ou subsequente; nos campi Barbacena, Avançado Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Avançado Ubá. Não haverá cobrança de qualquer taxa nesta edição.

Por conta da necessidade de adaptação ao momento de exceção que vivemos, este Processo Seletivo traz algumas novidades. Uma delas é o CadÚnico. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal identifica e caracteriza famílias de baixa renda será utilizado pelo IF Sudeste neste processos seletivo. A família que se enquadra no perfil do programa e ainda não está inscrita no Cadastro Único pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento. Para mais informações clique aqui.

Outra novidade é quanto à seleção. Visando a segurança de todos, não haverá provas presenciais. O Processo Seletivo será classificatório, sem nota de corte. Para os cursos técnicos (caso de Cataguases), a seleção se dará por meio de análise documental do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade (equivalente à antiga 7ª série); já para os técnicos concomitantes ou subsequentes, serão consideradas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8ª série). O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas, que devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim o sistema calculará automaticamente a média a partir das notas lançadas.

Para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no Histórico Escolar ou documento equivalente, deverão ser convertidas para peso 100 (cem), com uma casa decimal. A média será a soma das notas lançadas em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia dividida por 4. É importante destacar que as escolas que apresentarem o Histórico Escolar com conceitos deverão fazer a conversão dos mesmos para preenchimento do modelo de Declaração (Anexo II e III).

Inscrições
As inscrições vão de 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2021 e serão feitas exclusivamente pela internet, no site http://copese.ifsudestemg.edu.br, clicando em ÁREA DO CANDIDATO. É obrigatório, para efetuar a inscrição, que o candidato possua CPF ou protocolo provisório; documento de identificação com foto; RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte, e e-mail. O candidato não poderá realizar sua inscrição utilizando o CPF e/ou outros documentos oficiais de identidade de terceiros, sob pena de ser eliminado do processo.

As inscrições serão virtuais, no entanto, cada campus informará, através do site, no dia 15 de janeiro, se haverá exceção à regra geral, com atendimento presencial e, em caso positivo, divulgará os procedimentos a serem observados para a viabilização de tal atendimento.

Bancas de Heteroidentificação
Os candidatos que concorrerem às vagas dos grupos de pessoas que se autodeclaram negros (pretos e pardos) ou indígenas deverão apresentar autodeclaração, no ato da matrícula, e comprová-la por meio da participação em procedimento de verificação complementar de autodeclaração (Comissão de heteroidentificação). Para entender melhor como funciona esta novidade, o IF Sudeste MG disponibiliza, no endereço https://youtu.be/Dq0O3ZJg9V4, um vídeo com orientações para candidatos que assim se declaram e sobre heteroidentificação e verificação racial e étnica no Processo Seletivo.

Resultados
A classificação provisória será divulgada no dia dia 15 de março de 2021, no site da Copese. A classificação final será divulgada por grupo de concorrência, em ordem decrescente das notas a partir no dia 22 de março de 2021.

O candidato deve ficar atento ao site da Copese, local onde serão divulgadas todas as informações sobre o Processo Seletivo. Leia o edital e fique atendo ao site http://copese.ifsudestemg.edu.br. Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: [email protected] ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.