Pré-adolescentes e jovens podem participar do concurso “A Escrita da Luz”

Pré-adolescentes e jovens podem participar do concurso “A Escrita da Luz”

A Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o Museu Energisa estão promovendo o I Concurso de Fotografia “A Escrita da Luz”, voltado para pré-adolescentes (11 a 15 anos) e jovens (16 a 25 anos). A inscrição é gratuita e individual e podem ser feitas até o dia 30 de novembro, de maneira online. De acordo com informações contidas na página do certame na internet, o objetivo é “estimular a percepção e compreensão do olhar artístico para além do sentido físico, de jovens e pré-adolescentes através de fotografias captadas de celulares, com registros do cotidiano, a partir da vivência em suas casas, junto a seus familiares e pertences.”

O concurso foi elaborado em três categorias com premiações diferentes. As inscrições, seleção das fotografias e exposição das imagens vencedoras serão totalmente online. De acordo com o cronograma divulgado pela organização do certame, até o dia 30 de novembro, serão recebidas as inscrições. De 1º a 03 de dezembro, as fotos participantes serão selecionadas e de 04 a 06 do mesmo mês serão divulgados os resultados dos finalistas. A escolha dos vencedores será realizada por meio de júri popular no período de 06 a 10 de dezembro. Resultado oficial será divulgado dia 11.

As três categorias são:
Categoria 1: Sob a Luz dos Olhos Meus.
Fotografias capturadas sobre situações cotidianas de afeto entre familiares, animais de estimação, afim de compartilhar as emoções do isolamento.

Categoria 2: O Olhar de Dentro pra Fora
Fotografias sob o foco das janelas ou portas, de dentro de casa ou apartamento, sob uma perspectiva de visão de cenas do cotidiano observadas por quem está em confinamento, e percepções do mundo exterior.

Categoria 3: A Nossa Luz de Todo Dia
Registro do ambiente familiar, sob cômodos da casa ou apartamento de ângulos inusitados e criativos de cenários cotidianos e ordinários vistos pelo olhar do participante, sob a perspectiva da luz, de como a luz entra nesses cômodos, seja ela natural ou elétrica.

A Comissão Julgadora vai selecionar seis finalistas de cada Categoria do Concurso e serão submetidas também à votação de um júri popular via internet. Cada categoria terá 2 vencedores que terão as fotos publicadas redes sociais da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e receberão como prêmio 1 kit com 1 tablet, 1 squeeze para o primeiro lugar na faixa etária de 16 a 25 anos, em cada uma das três categorias; e 1 kit com tablet, 1 squeeze e 1 jogo de lápis de cor e canetinhas para o primeiro lugar na faixa etária de 11 a 15 anos, em cada uma das três categorias.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Foto: Ylanite Koppens – Pexels