Hospital de Cataguases inaugura posto do cartório de registro civil

Hospital de Cataguases inaugura posto do cartório de registro civil

Maior facilidade para familiares de pacientes e agilidade na obtenção de documentos, além de reduzir substancialmente o sub registro, levou o Hospital de Cataguases a inaugurar um posto avançado do Cartório de Registro Civil em suas instalações. A iniciativa foi concretizada na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, por meio de um convênio, com a presença de toda a Mesa Diretora daquela Santa Casa e os responsáveis pelo Cartório.

A cerimônia simples e rápida foi dirigida pelo advogado do Hospital Thomás Benevenuto, que informou aos presentes sobre a iniciativa. Conforme revelou, o posto avançado do Cartório no Hospital vai funcionar em horário comercial, de segunda a sexta-feira. De acordo ainda com ele, “essa parceria facilita a vida dos pais, que não precisam se deslocar até o cartório, e proporciona cidadania imediata ao recém-nascido, que recebe alta hospitalar com o registro de nascimento e sua respectiva certidão já realizados.”

Na ocasião foi feito o primeiro registro de nascimento, gratuitamente. Jean Meneses Vilela, pai de Lucca Mantovani Vilela, que nasceu nesta quarta-feira, 18 de novembro, às 7h30min, providenciou a certidão do filho enquanto a mamãe Uiara Kristina Cardoso Mantovani Vilela se recupera do parto. Ele revelou que o novo serviço “é muito prático e facilita bastante a vida da gente”, afirmou. E completou dizendo que o serviço foi rápido e sem qualquer burocracia: “apresentei a documentação necessária e em poucos minutos já estava com a certidão do meu filho”, contou.

Thomás informou ainda que esta iniciativa partiu da Corregedoria-Geral de Justiça por meio do Provimento nº 260/2013 e envolve o Hospital de Cataguases, cartório, Judiciário, via Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil).

Hospital de Cataguases inaugura Hospital de Cataguases inaugura Hospital de Cataguases inaugura