Colégio COLUNI abre inscrições para exame de seleção 2021

Colégio COLUNI abre inscrições para exame de seleção 2021
Foram abertas nesta terça-feira, 03 de novembro, as inscrições para o exame de seleção do Colégio COLUNI, da Universidade Federal de Viçosa. Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet até às 18 horas do dia 04 de dezembro de 2020. Estão sendo oferecidas 150 vagas para o primeiro ano do Ensino Médio.

Somente podem se inscrever os candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental e possuam o certificado de conclusão desse nível de ensino, obtido pela via regular ou por suplência; ou estejam cursando o nono ano do Ensino Fundamental. Caso o candidato seja convocado para a matrícula, mas tenha sido reprovado no nono ano, perderá a vaga.
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet, através do site http://www.coluni.ufv.br, das 9 horas do dia 03 de novembro de 2020 às 18 horas do dia 04 de dezembro de 2020, horário oficial de Brasília (DF). Após o envio da inscrição, o candidato deverá imprimir o Boleto Bancário e o Comprovante Provisório de Inscrição (CPI).
O inscrito deve retirar o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) entre os dias 03 e 19 de fevereiro de 2021, no site http://www.coluni.ufv.br. Este documento representa a formalização da inscrição e será exigido como documento para acesso ao local de prova e não será enviado pelos Correios, conforme informa o Edital.
A fim de nivelar as oportunidades de ingresso no COLUNI, a Universidade Federal de Viçosa oferece aos alunos das escolas públicas um bônus de 20% sobre a pontuação obtida no Exame aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou que ainda estejam cursando o nono ano do Ensino Fundamental em escolas públicas brasileiras.
Para receber o bônus, o candidato deverá solicitá-lo no ato da inscrição, preenchendo os campos adequados no formulário eletrônico e enviar, até o dia 04 de dezembro de 2020, a Declaração de Frequência Integral em Estabelecimentos Públicos de Ensino Fundamental, gerada no sistema de inscrição, devidamente preenchida, assinada e carimbada, e, para aqueles que já concluíram o Ensino Fundamental, o Histórico Escolar, para o endereço informado na etiqueta gerada pelo sistema.
Este ano, o valor da taxa de inscrição é de R$ 90. O pagamento será feito por meio de Boleto Bancário, gerado pelo próprio sistema ao término da inscrição, em qualquer agência bancária ou, preferencialmente, nas agências do Banco do Brasil. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 04 de dezembro de 2020, considerando os prazos máximos estabelecidos pelo Sistema Bancário Nacional para a quitação nesta data. O candidato pode pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição no site: http://www.coluni.ufv.br, no período de 03 de novembro a 13 de novembro de 2020.
As provas serão realizadas em Viçosa/MG, no dia 21 de fevereiro de 2021, de 8 às 13 horas, com duração de cinco horas. Além de ter que produzir uma redação, os candidatos também farão provas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Ciências, Geografia e História. O COLUNI também informou que a obra literária adotada para este processo seletivo é “A Menina que fez a América”, de Ilka Brunhilde Laurito.
O edital ainda especifica que não será permitida a entrada do candidato após o fechamento dos portões e sem o uso de máscara. Esta proteção só não será obrigatória para os casos de pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com “quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara”.