Viçosa oferece exames de mamografia gratuitos durante Outubro Rosa

Viçosa oferece exames de mamografia gratuitos durante Outubro Rosa

Por conta do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Viçosa vai oferecer dois mil exames de mamografia gratuitos para as mulheres da cidade. A campanha é destinada a quem tem mais de 40 anos, faixa etária com mais probabilidade de desenvolver a doença. Aquelas com idade inferior também podem ser beneficiadas, desde que recebem recomendação médica prévia.

Para participar, as interessadas devem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e apresentar documento de identidade e carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), além de preencher uma requisição e realizar o agendamento. Segundo a Prefeitura, mais atendimentos serão disponibilizados caso a demanda ultrapasse o número de mamografias oferecido pela Secretaria de Saúde.

Câncer de mama
O câncer de mama é causado por um tumor, formado por uma multiplicação desordenada das células da mama. Alguns dos sintomas, que podem ser percebidos pela própria paciente, são a presença de nódulos nos seios, alterações nos mamilos e pele avermelhada ao redor da mama.

O acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico e as melhores formas de tratamento. Um diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura, pela identificação da doença em fase inicial.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Reprodução da Internet