Polícia Civil recupera materiais furtados do almoxarifado da Prefeitura de Muriaé

Polícia Civil recupera materiais furtados do almoxarifado da Prefeitura de Muriaé

A Polícia Civil recuperou na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, uma série de produtos e itens de higiene que foram furtados do almoxarifado da Prefeitura de Muriaé em junho deste ano. Os suspeitos de subtraírem os materiais são um jovem, de 27 anos, e um homem, de 40, que trabalham em uma empresa terceirizada contratada para fazer a vigilância e segurança do local.

De acordo com as investigações, no dia 24 de junho, a dupla levou 10 ventiladores de parede, dois aparelhos de ar condicionado, diversos itens de higiene e limpeza pessoal, como sabão em barra e álcool em gel, que seriam utilizados para o combate à Covid-19. A Polícia informou que os itens estavam com pessoas sem envolvimento direto no crime, que acabaram por adquiri-los das mãos dos suspeitos.

A ação teve início na Delegacia de Armas, Roubos e Furtos (DARF) e foi reforçada pela participação da Agência de Inteligência (AIP), que conseguiu na quinta-feira recuperar boa parte dos materiais levados, dentre eles, seis ventiladores e dois aparelhos de ar condicionado e caixas com os produtos de limpeza.

A dupla foi identificada e será indiciada pelo crime de peculato, que é furto praticado por servidor público ou equiparado, e será agravado com aumento de pena, pelo crime ter sido cometido durante a pandemia. A Polícia Civil afirmou que vai pedir prisão preventiva para os suspeitos.

Os materiais e equipamentos serão devolvidos à Prefeitura de Muriaé. Conforme as investigações, o prejuízo aos cofres públicos chegou a mais de R$ 15 mil, o que foi amenizado com a ação da Polícia, que ainda tenta rastrear o restante do que foi desviado.

A Prefeitura de Muriaé informou por nota, que o crime será comunicado à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, para que se instaure uma sindicância ou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a falta cometida e aplicar as sanções previstas em lei, se for o caso. (Confira a nota na íntegra abaixo).

Nota

“A Prefeitura de Muriaé informa que o agente público suspeito de ser o responsável pelo furto de produtos e equipamentos no Almoxarifado Municipal foi detido pela Polícia Civil. Boa parte dos objetos subtraídos já foi recuperada pela polícia e repassada ao município de Muriaé.

Em cumprimento à legislação municipal, o fato será comunicado à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, para que se instaure uma sindicância ou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), propriamente dito, contra o agente público, a fim de se apurar a falta cometida e aplicar as sanções previstas em lei, se for o caso.

Além disso, a empresa contratada responsável pela gestão deste agente público será devidamente notificada, para que tome as providências cabíveis contra o mesmo. Para saber mais informações sobre a situação e até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.”

Fonte: G1 Zona da Mata | Fotos: Polícia Civil de Minas Gerais