Em Guarani, Polícia Civil e IMA investigam abate clandestino de animais

Em Guarani, Polícia Civil e IMA investigam abate clandestino de animais

A equipe da Delegacia de Crimes Rurais do DEPATRI – Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio -, com apoio dos investigadores da Delegacia de Polícia Civil de Guarani, realizaram diligências nesta terça-feira, 29 de setembro, em uma fazenda situada a aproximadamente 3 km do centro daquela cidade. Eles acompanhavam fiscais do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária – e da Vigilância Sanitária Municipal também de Guarani.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal RKF, as diligências são resultado do desdobramento da operação Guarani, realizada em 10 de agosto último, que apurava denúncias de abate clandestino no local, entre outras ilegalidades. Naquela dia, o trabalho culminou com a apreensão de cerca de uma tonelada e meia de carne que seria vendida em estabelecimentos da região, apesar de ter sido considerada pela Vigilância Sanitária, imprópria ao consumo humano.

No dia 18 de agosto, os fiscais apreenderam novamente cinquenta cabeças de gado. Elas estão em um curral na propriedade rural onde foram encontradas sendo que o proprietário do imóvel foi considerado seu fiel depositário. Os animais serão abatidos pois não podem ter a carne comercializada para consumo. Nesta terça-feira, porém, as equipes de fiscais e de policiais civis encontraram na propriedade mais de cem cabeças de gado, sendo que cinquenta delas estavam sendo alimentadas com um tipo de adubo orgânico conhecido como cama de frango. Ele também é utilizado para alimentar o gado, o que é proibido por lei.

O proprietário dos animais terá que comprovar a procedência do gado através de documentação para que não tenha o mesmo destino dos demais. Outra quantidade significativa de gado estava espalhada na mesma propriedade cuja procedência será investigada pelos profissionais que lá estiveram. A Polícia Militar também esteve presente dando apoio às diligências.

Reportagem Kadu Fontana | Fotos: Redes sociais