Clubes de lazer podem reabrir em Viçosa, com novas regras

Clubes de lazer podem reabrir em Viçosa, com novas regras

A Prefeitura de Viçosa publicou novo decreto que estabelece regras para a reabertura de clubes de lazer. A retomada deste setor é autorizada na Onda Verde do programa Minas Consciente, na qual a cidade está inserida. A normativa foi publicada na segunda-feira, 28 de setembro. Uma das regras é a obrigatoriedade da realização da vistoria, feita por equipes de fiscais técnicos e sanitários da Prefeitura.

A solicitação para vistoria acontece após o preenchimento de um cadastro online, que também é válido como termo de compromisso.

Orientações sobre práticas esportivas e espaços comuns
O decreto, assinado pelo Prefeito Ângelo Chequer (PSDB), determina as regras para a realização de práticas esportivas nas dependências dos clubes, como:
– Horário de funcionamento: de 06h às 22h, todos os dias da semana;
– Adaptação de atividades internas, como corrida, dança e yoga, para ambientes abertos, se possível;
– Agendamento prévio de todas as atividades junto à secretaria do clube ou setor responsável;
– Retirada de catracas que tenham sistema biométrico;
– Oferta de dispositivos de higienização com álcool 70% para clientes;
– Preenchimento de questionário epidemiológico para todos os usuários que queiram frequentar espaços coletivos dos clubes.

O uso das piscinas está condicionado às regras previstas em outro decreto, que prevê, por exemplo, a marcação dos espaços por meio de raias e medição constante do pH da água. Já os bares e lanchonetes dos clubes devem seguir as normas em vigor, com espaçamento entre mesas e oferta de cardápio virtual ou descartável para os consumidores.

A permanência de associados nas dependências secas dos clubes para lazer não é proibida, no entanto, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Vanderléia Santana, ressaltou a importância do distanciamento entre pessoas que não possuem convivência familiar e alertou algumas proibições vigentes. “As áreas de lazer dos clubes, como churrasqueiras e saunas, ainda não estão liberadas para uso, por serem locais de fácil contaminação entre os frequentadores”, reforçou.

Regras para modalidades
As seguintes modalidades esportivas estão contempladas no decreto que define as regras para reabertura de clubes de lazer: peteca, tênis de campo, voleibol adaptado, pista de bike, futevôlei, pista de caminhada e pescaria.

As lutas corporais permanecem proibidas.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Arquivo