Visitas no presídio de Cataguases recomeçam dia 03 de outubro

Visitas no presídio de Cataguases recomeçam dia 03 de outubro

A direção do Presídio de Cataguases confirmou nesta sexta-feira, 25 de setembro, que a partir do próximo final de semana (dias 03 e 04 de outubro) serão retomadas as visitas. Para isso uma série de restrições foram estabelecidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) a fim de evitar a proliferação da Covid-19 no ambiente prisional. De acordo com a direção, o sistema penitenciário está inserido na onda amarela. Por isso, os critérios a serem adotados serão específicos.

Dentre as medidas adotadas, a primeira obrigação é agendar a visita, o que pode ser feito no período de 8h às 17h por meio dos telefones da Unidade Prisional, (032) 3422-4645 e 98469-5793, 98469-9538, 98469-9648, e 3422-4157. Não serão agendadas visitas nos finais de semana. A direção do presídio reforçou também que todos os protocolos de higienização estão sendo seguidos. Além disso, cada visitante poderá permanecer no máximo 20 minutos dentro do ambiente prisional; todos deverão obedecer ao distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos com detergente e álcool ao entrar na Unidade.

Pessoas que integram o grupo de risco como crianças, gestantes e idosos não poderão entrar no presídio. Por se tratar de uma Unidade regional, visitantes de outros estados também estão proibidos de ingressar no recinto. Já aqueles de outras cidades de Minas, poderão entrar caso a cidade de origem esteja classificada na Onda Amarela ou Verde da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. Todos os visitantes deverão apresentar documento de identificação com foto para entrar na Unidade, e aqueles cujo cadastro esteja vencido, excepcionalmente terão o acesso liberado mediante o compromisso de regularizar a situação o mais depressa possível.

Ainda segundo a direção do Presídio, cada reeducando terá direito a receber uma visita por mês, com um final de semana específico para cada cela. Será permitida a entrada somente de um visitante para cada detento. As visitas serão realizadas no parlatório da Unidade, sendo vedado o contato pessoal entre eles e visitantes. Também está proibida a entrada de pessoas com sintomas gripais, sendo aferida a temperatura de todos no ato da entrada na Unidade. Caso ocorra um surto de Covid-19 no Presídio as visitas serão suspensas por tempo indeterminado. Por fim, ressalta a direção do estabelecimento em Cataguases que “permanece suspensa a entrada de alimentos ou pertences no ato da visitação, mas a entrega por meio de Sedex continua sendo permitida.