Escola Estadual Dr. Norberto se destaca no Ideb em Cataguases

Escola Estadual Dr. Norberto se destaca no Ideb em Cataguases

A Educação em Cataguases aparece mal colocada no IDEB, apesar de honrosas exceções. Esta é a conclusão a que se chega ao analisar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 no município, divulgados no último dia 15 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Cataguases não figura sequer entre os trinta melhores municípios da Zona da Mata.

Guidoval (2ª colocada na Zona da Mata) e Santana de Cataguases (27ª) são exemplos de municípios menores com resultados que superaram a meta estipulada pelo MEC para as séries iniciais do ensino fundamental. Cataguases obteve as seguintes notas: 6,1, para 4ª e 5ª séries, quando a meta era 6,5; Para o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, 4,4, sendo que a meta era 5,7; e obteve nota 3,8 para o último ano do Ensino Médio, superando a meta que era 3,5. Muriaé e Ubá também aparecem no top 30.

Entre as escolas da rede estadual a Dr. Norberto Custódio Ferreira (foto acima) alcançou nota 7,6 de proficiência para o 5º ano, e 5,1 para o 9º ano. Uma das mais concorridas entre os alunos da rede pública, a nota 7,6 obtida colocou a Dr. Norberto em 1º lugar entre as municipais e estaduais instaladas em Cataguases, e em 2º lugar entre as escolas estaduais pertencentes à Regional de Leopoldina. Já a nota 5,1, deu à ela o primeiro lugar entre as escolas estaduais/municipais instaladas no município, bem como na Regional de Leopoldina.

Um feito e tanto que levou sua diretoria e todo o corpo docente, alunos e funcionários a comemorar o resultado, conforme informou a diretora Alessandra Neves Vieira Menezes. “Uma conquista fruto da união de todos, da dedicação e de superação onde nós acreditamos ser possível oferecer educação de qualidade mesmo enfrentando uma série de dificuldades”, analisou. A escola conta com 37 professores, com os vice-diretores Marta Pinto de Oliveira e Rodrigo Areal Ferreira, e tem 848 alunos matriculados.

Entre as escolas municipais, Enedina Prata (Bairro Paraíso), e Professora Darcília Guimarães (Justino), foram as únicas que não só alcançaram como ultrapassaram a meta estabelecida pelo IDEB. A nota 6,2 para a Enedina Prata, superou a meta de 5,3, e a nota 4,8 obtida pela Darcília Guimarães, também ultrapassou a meta de 4,5. O IDEB avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. Questionado pelo site sobre as notas obtidas pelas escolas municipais, o secretário municipal de Educação, José Fernando Milane, não se manifestou até o fechamento desta edição.