Eleições Municipais: Fim de semana de definição política em Cataguases

Eleições Municipais: Fim de semana de definição política em Cataguases

O fim de semana termina com o quadro da disputa eleitoral praticamente definido, tendo os partidos confirmado os nomes – já conhecidos da população – e que vinham se apresentando como pré-candidatos ao Executivo. Serão oito opções para o eleitor cataguasense escolher o que melhor se encaixa dentro de sua perspectiva para o progresso de Cataguases. Nesta segunda e terça-feira, dias 14 e 15, dois partidos políticos realizam suas convenções partidárias, encerrando esta etapa do processo eleitoral. A campanha política, porém, começa dia 27 de setembro.

Sem surpresas, como já era esperado, foram confirmados os seguintes nomes a prefeito e vice: Antônio Lage e Afonso da Cativa; Maguinho e pastora Jane (definido anteriormente); Vanderlei Pequeno e Dorcília Fialho; José Henriques e Markim Andrade (Markim do CTM), Hercyl Neto e pastora Vera; Willian Lobo e Tita. Neste início de semana o PSOL também deverá confirmar a chapa Paulo Jacinto e Maísa Fernandes, e também o PDT vai consagrar o nome da Dra. Elizângela e o de Cláudio Amâncio como postulantes ao Executivo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as convenções presenciais receberam número limitado de participantes e várias outras foram realizadas por meio virtual.

De acordo com o calendário eleitoral, os nomes aprovados em convenção seguem para registro na Justiça Eleitoral, o que pode ser feito até o dia 26 próximo. Já o prazo para pedido de impugnação de candidaturas é de cinco dias a contar da publicação do edital com o registro do candidato pela Justiça eleitoral. O Site apurou que, pelo menos dois partidos políticos pretendem apresentar à Justiça pedido de impugnação da candidatura do atual prefeito Willian Lobo de Almeida, por entenderem que ele está impedido de participar do pleito com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância por improbidade administrativa. Se a denúncia for aceita, Willian pode até disputar a eleição mediante a obtenção de uma liminar na justiça. Os votos dados à ele, porém, são considerados nulos até que a justiça julgue o seu caso.

Veja como ficaram as chapas dos candidatos.

Maguinho e Pastora Jane

Willian Lobo e Tita

Antônio Lage e Afonso da Cativa

Vanderlei Pequeno e Dorcília Fialho

Hercyl e Pastora Vera

José Henriques e Markim do CTM

Dra. Elizângela e Cláudio Amâncio

Paulo Jacinto e Maísa Fernandes