FIC se prepara para futuro cada vez mais inovador

FIC se prepara para futuro cada vez mais inovador

O professor da FIC, Tiago Bittencourt Nazaré, está participando do Transforma LAB, um programa de aceleração, implementado pelo Grupo UNIS, através do Cesul Lab. Trata-se de um Hub de inovação com sede em Varginha-MG, e tem a função de representação da cultura da cidade, das pessoas e lideranças locais, das empresas, do estilo e filosofia de vida, de sua história e de seus centros de pesquisa.

Esse plano de inovação tem o propósito de reunir empresas consolidadas, startups e Universidade para que possam interagir, resolvendo problemas comuns e partilhando soluções. A capacitação teve início nesta sexta-feira, 21 de agosto, e o término está previsto para 23 de outubro.

– Através desse centro de inovação, outros ecossistemas do Brasil e do exterior vão se conectar com o Sul de Minas e Cataguases, aproximando novas tecnologias da Weme (um dos maiores estúdios de design e inovação do país), transformando o jeito de trabalhar e atender seus clientes, formando times ágeis para criar e implementar soluções relevantes para os negócios, de forma que impactem positivamente na vida das pessoas, explica Tiago.

Participam do Transforma Lab as empresas coordenadoras: Grupo UNIS (Educação), Edmil (Varejo), Minasul (Agro), Porto Seco Sul de Minas (Mobilidade Urbana), Diretriz (Informática), Sicoob Credivar (Fintech), Rede Inova (Saúde), Inter Aduaneira e Axxin (Supply Chain & Comex), Contabilitá.sig e Chufun Advogados (BPO).

Serão mais de 60 dias de imersão em desenvolvimento e soluções de problemas reais. Para a fase 1, foram selecionadas 250 pessoas. As atividades serão realizadas individualmente e pontuadas. Os melhores ranqueados serão divididos em dez times de quatro integrantes.

Na Fase 1, serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: Gestão, Design e Dados quando serão discutidos o Futuro do Trabalho, a Ambidestria Organizacional e OKR (metodologia para objetivos e resultados-chave). Ainda, nessa fase serão desenvolvidos o eixo Design, com os temas, Empatia, Definição, Prototipagem e teste. Finalizando essa fase serão abordados os Dados – Lean Analytics (processos enxutos).

A Fase 2 será composta pelo Desafio Interno: com os eixos Mentorias, Talks, Atividades Práticas e Design Sprint, com os temas: Empatia, Definição, Ideação e prototipagem, Proposta de Valor e Pitch. As vantagens em fazer parte do Transforma Lab é que os integrantes, ou seja, os 200 colaboradores e os 50 alunos, do Grupo Unis, promoverão a montagem de um time junto com o Squad Cesul Lab & Weme para aprender metodologias inovadoras de resolução de problemas.

Através dessa implementação o Transforma Lab pretende contribuir para o desenvolvimento da solução de um problema da área envolvida e disseminar os conhecimentos adquiridos aos outros membros da equipe, através da plataforma da Weme Innovation Room. Segundo Luís Paixão, o futuro já começou e a FIC caminha a passos largos em sua direção, pois a inovação faz parte da cultura da instituição.

Fonte e logo: FIC-Unis