Hospital vai transferir apenas os pacientes na Enfermaria Covid

Hospital vai transferir apenas os pacientes na Enfermaria Covid

A situação do Hospital de Cataguases, que parecia caminhar para uma solução rápida quanto ao fim da interdição imposta pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais, pode demorar mais do que seus administradores imaginam. Logo após a entrevista coletiva realizada entre o final da tarde e início da noite deste sábado, 15 de agosto, o Promotor de Justiça da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, Rodrigo de Barros, enviou ao Site do Marcelo Lopes novas informações a respeito . Elas reduzem a expectativa a curto prazo de um final feliz para a situação daquela Santa Casa.

De acordo com o texto enviado por aquele promotor, não ocorreu “nenhum alinhamento sobre reconhecimento da regularidade do serviço durante reunião realizada hoje (15/08) mais cedo, entre MP, Secretaria de Saúde e Hospital.” Rodrigo de Barros continuou: “Muito pelo contrário. O MP ratificou a pertinência na correção das ações da VISA Estadual, que tecnicamente reconheceu todas as deficiências sanitárias apontadas em representação formulada pela Secretaria Municipal de Saúde.”

Doutor Rodrigo informou também que durante a videoconferência realizada na parte da manhã, os Promotores apontaram a “necessidade de a entidade (Hospital de Cataguases) buscar a solução imediata e completa dos problemas registrados na UTI e enfermaria Covid, e que somente após a superação total das deficiências é que haverá a reavaliação da medida de cautela imposta administrativamente pela VISA Estadual (lembrando que já havia sido dado um prazo anterior de 24h, e que fora descumprido), frisou.

Por fim, Rodrigo de Barros, informou que está programada uma nova vistoria no Hospital, na segunda-feira, 17, para a reinspeção e possível desinterdição, caso verificadas in loco a efetivação das providências corretivas documentalmente anunciadas. Enquanto isso, os pacientes com Covid-19 internados na UTI permanecerão no Hospital de Cataguases. Os que estão na Enfermaria passam por avaliação, e a eventual transferência vai ocorrer após liberação pelos médicos assistentes e informação às famílias.