Presídio de Ubá registra 55 casos confirmados de Covid-19 entre detentos

Presídio de Ubá registra 55 casos confirmados de Covid-19 entre detentos

Em oito dias, o Presídio de Ubá registrou 55 casos confirmados de Covid-19 entre detentos da unidade. A informação foi confirmada ao G1 nesta sexta-feira, 14 de agosto, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As idades dos presos não foram informadas pela pasta. Segundo a secretaria, o primeiro caso entrou no mapa de monitoramento no dia 6 de agosto. No dia seguinte, mais um detento testou positivo para a doença.

Já na última quarta-feira (12), ainda conforme a Sejusp, 31 presos haviam testado positivo. Nesta sexta-feira, o número chegou a 55 casos confirmados. O Estado informou que os detentos estão assintomáticos ou apresentaram sintomas leves da doença. Não foi informado se algum deles tem comorbidade.

O Estado explicou que os presos encontram-se isolados e as alas foram desinfectadas e todos servidores e demais detentos do local usam máscaras de forma preventiva.

A reportagem questionou a Sejusp sobre o número atualizado de presos no local, entretanto, a pasta respondeu que “por questões de segurança, não informamos a lotação de unidades prisionais específicas”.

O G1 procurou a SES-MG para saber se o que ocorreu no Presídio de Ubá é considerado um surto da doença. A pasta informou à reportagem por telefone que a questão ainda será analisada pela área técnica do departamento, que poderá informar se investiga ou não o ocorrido.

De acordo com o Estado, um surto de Covid-19 indica uma transmissão potencialmente extensa dentro de um ambiente ou organização e que a verificação de surto envolve várias investigações epidemiológicas, de casos e de contato. Sempre que há suspeita, a pasta orienta devidamente os municípios e os serviços de saúde das regiões a ampliar o isolamento social e as medidas restritivas.

Fonte: G1 Zona da Mata – Texto: Amanda Andrade | Foto: Sejusp-Divulgação