UFV aprova retorno das atividades letivas da graduação de maneira remota

UFV aprova retorno das atividades letivas da graduação de maneira remota

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou o “Período Especial Remoto”, a partir do dia 31 de agosto, em uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na última semana. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31) pela instituição. As aulas estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19.

De acordo com a Resolução n° 7/2020, o retorno das atividades letivas da graduação contará com oferecimento de disciplinas remotas nos três campi da UFV – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – até 15 de dezembro deste ano. Já os exames finais serão aplicados entre 17 e 19 do mesmo mês.

Na reunião, presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, o Cepe também aprovou a volta do ano letivo do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) de maneira online, a começar por 17 de agosto a 10 de fevereiro de 2021.

Segundo a UFV, no campus Florestal, o ensino médio retomou as atividades em junho e o técnico começará no dia 10 deste mês, como autorizado anteriormente. Já a pós-graduação dará continuidade ao primeiro semestre letivo, nos três campi, a partir desta segunda-feira (3).

Período Remoto
Conforme a Resolução nº 7/2020, o oferecimento de disciplinas remotas para a graduação, nos três campi, acontecerá por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e nas seguintes condições:
– As disciplinas a serem oferecidas serão, prioritariamente, as que estavam em andamento no primeiro semestre e, eventualmente, o conteúdo teórico das matérias teórico-práticas que puderam ser desmembrados;
– Poderá haver oferta das disciplinas previstas para 2020/2;
– A adesão ao ensino remoto será universal para todos os departamentos e institutos da universidade;
– Inicialmente, somente os estudantes dos cursos de graduação da UFV poderão se matricular em disciplinas oferecidas no ensino remoto. Em caso de existência de vagas remanescentes, estudantes não vinculados e em mobilidade acadêmica poderão ser matriculados;
– A participação dos alunos no ensino remoto é facultativa. Aqueles que não efetivarem matrícula terão os vínculos institucionais preservados;
– O ensino remoto terá duração de 15 semanas, conforme previsto no Calendário Escolar;
– Cada turma terá, preferencialmente, até 30 vagas.

A UFV também informou que o cronograma de implementação do “Período Especial Remoto” será disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino e a lista das disciplinas que serão oferecidas, assim como o novo calendário escolar da graduação, pelos registros escolares dos três campi.

A previsão é que os estudantes realizem o acerto de matrícula pelo sistema, por onde ocorrerá as aulas, até o fim da segunda semana do ensino remoto, de acordo com as etapas, grupos e o máximo de disciplinas especificado.

Fonte: G1 Zona da Mata | Fotos: UFV – Divulgação