Incêndios destroem mais de seis hectares em Além Paraíba

Incêndios destroem mais de seis hectares em Além Paraíba

Dois incêndios registrados nesta terça-feira, 14 de julho, em Além Paraíba, queimaram mais de seis hectares de mata nos bairros Santa Marta 2 e Morro da Conceição. Não houve registro de feridos.

De acordo com o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros naquele município, a primeira ocorrência foi registrada às 16h, na Rua Luiz Carlos Marota, no Santa Marta 2, onde cerca de quatro hectares foram destruídos pelo fogo. Os bombeiros militares utilizaram abafadores para debelar as chamas.

Por volta das 20h30min, uma outra ocorrência, no Morro da Conceição, mobilizou novamente os militares que, além da utilização de abafadores, realizaram o monitoramento e vigilância nas áreas de difícil acesso. Os bombeiros informaram que cerca de 2,5 hectares foram queimados. Eles também orientaram moradores do local.

Segundo a corporação, no período de seca, os incêndios ocorrem com mais frequência e grande parte deles pode ser evitada. Para isso, os militares recomendam que a população não maneje fogo próximo a regiões de matas e florestas, não jogue lixo em áreas florestais, não queime o lixo do seu quintal ou próximo de lotes vagos e unidades de conservação e não faça fogueiras ou solte balões.

Poluição do ar, perda de qualidade do solo, acidentes graves com a rede elétrica e danos imensuráveis à vida humana e silvestre são alguns dos numerosos impactos causados por incêndios. Para denúncias de prática de incêndios criminosos, ligue 190, ou 193 para combate a incêndio.

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações do Corpo de Bombeiros e Blog do Adenilson Mendes