Prefeitura de Viçosa recebe mais de 38 mil pedidos de acesso às barreiras sanitárias

Prefeitura de Viçosa recebe mais de 38 mil pedidos de acesso às barreiras sanitárias

A Prefeitura de Viçosa informou que o novo formato das barreiras sanitárias instaladas nas entradas do município completou um mês no último dia 08 de julho e, que neste período, foram recebidas mais de 38 mil solicitações de entrada no sistema. Deste total, 73,5% foram autorizadas e outros 26,5% negadas ou aguardando retorno.

As barreiras sanitárias foram estabelecidas em março, quando o Executivo decretou quarentena e estabeleceu o fechamento de órgãos públicos, comércio e transporte, além do fechamento das fronteiras municipais para enfrentamento ao novo coronavírus.

Em junho, foram adotadas mudanças, como a realização de rastreamento clínico obrigatório para quem cruzar o sistema de controle e exigência de pedido de autorização para moradores de cidades vizinhas ingressarem no município.

De acordo com a Prefeitura, enfermeiros, técnicos de enfermagem e seguranças integram as equipes que atuam nos limites do município, fazendo triagem de pessoas que obtiveram autorização para entrar em Viçosa.

Todos que quiserem ir ao município precisam solicitar autorização por meio do site do Executivo apresentando justificativa para a vinda. Das 38.083 solicitações feitas em 30 dias, os viçosenses que saíram da cidade e pediram regresso são 28,7% do total.

Em seguida, as solicitações de acesso a bancos e comércios, com 19,7% dos pedidos. Casos médicos são 14,2%, odontológicos são 2,6%, solicitação de profissionais autônomos são 19,6%, empresas são 10,4% e pessoas ligadas ao agronegócio correspondem a 4,7% do total de acessos.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Prefeitura de Viçosa