Fiscalização de medidas contra a Covid-19 em Leopoldina faz 77 autuações

Fiscalização de medidas contra a Covid-19 em Leopoldina faz 77 autuações

A equipe de fiscais da Comissão de Medidas para Enfrentamento ao Covid-19 de Leopoldina já registrou 77 autuações e cerca de 100 denúncias no município. As ações têm como objetivo conferir se os estabelecimentos cumprem as medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Diariamente, a equipe formada por 14 profissionais fiscaliza espaços públicos e estabelecimentos comerciais que fazem parte da onda verde do programa “Minas Consciente” autorizados a funcionarem das 8h às 12h.

“A dificuldade maior consiste em eventual resistência de um fato pontual. A falta de consciência de muitos munícipes também é empecilho para efetivação das medidas sanitárias. Em alguns bairros as pessoas levam a vida como se não houvesse pandemia, e resistem ao isolamento social”, informou o Coordenador da Comissão de Apoio à Fiscalização de Posturas (CAFIP), Eduardo Ramos Duarte, através da assessoria de imprensa da prefeitura.

De acordo com Eduardo, até o início da tarde da última terça-feira foram 77 autuações, duas delas interdições com aplicação de multa, e outras duas interdições cautelares de empresas que apresentavam funcionários infectados para descontaminação do ambiente e levantamento das condições destes trabalhadores seguindo as normas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Através do Canal Disk Denúncia Covid-19 mais de 100 denúncias foram recebidas com relação ao desrespeito aos decretos municipais. A fiscalização alerta para que o denunciante demonstre na mensagem dados suficientes para a efetiva localização do endereço que deverá ser fiscalizado ou caso não tenha conhecimento do local poderá enviar fotos com alguma referência.

“Em primeiro lugar, saliento que as denúncias são anônimas, ou seja, os denunciantes terão suas identidades preservadas. Pedimos gentilmente que não sejam enviadas denúncias falsas ao Canal, o que infelizmente já ocorreu algumas vezes, com deslocamento de equipe. Ao chegar ao local ficou evidenciado que não era procedente a informação. Também que a população evite aglomerações ou a realização de festas particulares, esses eventos poderão ser denunciados à Polícia Civil por orientação do próprio órgão”, esclareceu Eduardo Ramos Duarte.

A população pode contribuir denunciando através de mensagem pelo WhatsApp (32) 98897-7016.

Fonte: Jornal O Vigilante Online | Foto: Rodrigo Rodrigues/Prefeitura de Leopoldina