Comércio não vai abrir no próximo sábado em Cataguases

Comércio não vai abrir no próximo sábado em Cataguases

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Cataguases tomou decisões relevantes em sua reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, e que terminou por volta das 17 horas. Dentre as medidas adotadas, a de maior impacto é o fechamento do comércio no próximo sábado, 04. A exceção fia para farmácias e postos de gasolina. Na prática, significa que a cidade viverá uma espécie de feriado. Domingo não sofreu alteração já que pouca coisa funciona na cidade. A iniciativa vale também para os distritos, assegura o Comitê.

De acordo com o Comitê, não vão funcionar supermercados, mercados, quitandas, açougues, hortâifrutis, padarias, mercearias, ambulantes, sorveterias, doce/bala, agropecuários, petshop, casa de material de construção e elétricos, oficinas mecânicas e elétricas, lava jatos, autopeças, lojas de venda e revenda de veículos, entre outros. Restaurantes e lanchonetes deverão trabalhar exclusivamente pelo sistema delivery. Quem descumprir as medidas será autuado de acordo com o que determina os decretos 5.202 e 5.202H.

As demais medidas adotadas são:
– Funcionamento dos restaurantes – será preciso aguardar a evolução da doença nos próximos sete dias para avaliar a possível abertura presencial no município;
– Igrejas e templos religiosos poderão fazer lives com até dez pessoas presentes no local. Entre cada live, deverá ser observado o tempo necessário para a limpeza do local e também não poderá ocorrer aglomeração na entrada ou saída destes ambientes;
– Mercados e supermercados em Cataguases serão formalmente solicitados a exercerem um maior controle de entrada de clientes em seus estabelecimentos, evitando assim, aglomerações.
– Os presidentes das Associações de Moradores de Cataguases foram oficiados pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde a contribuirem no combate à Covid-19 no sentido de orientar as pessoas a evitarem aglomerações.

De acordo ainda com o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Cataguases, as medidas foram adotadas em virtude do continuado aumento do número de casos no município. Segundo aquele órgão nos últimos sete dias o crescimento de casos foi de 33,6%. Os membros do Comitê divulgaram ainda que nesta quarta-feira, Cataguases alcançou a marca de 100 casos de pessoas confirmadas com a doença. No Hospital de Cataguases, ainda segundo aquele Comitê estão internados 12 pacientes, entre Enfermaria e UTI. Por fim, três crianças deram entrada hoje no hospital suspeitas de Covid-19 e foram encaminhadas para a Pediatria.