Equipe do Cefet-Leopoldina lança o aplicativo “Kero Kolaborar”

Equipe do Cefet-Leopoldina lança o aplicativo “Kero Kolaborar”

Que tal ir fazer as compras do seu vizinho idoso e assim evitar que ele precise ir ao supermercado e possa ser contaminado pelo novo coronavírus? E se for você quem precisa de ajuda e não sabe a quem recorrer? Como conectar, em tempos de distanciamento, pessoas que precisam de ajuda com as que querem colaborar? Para responder estas perguntas que um grupo de estudantes e professores do Cefet-Leopoldina se uniram e criaram o Kero Colaborar.

A ideia surgiu da estudante de Engenharia da Computação do campus Leopoldina do CEFET-MG, Maria Júlia Schettini, que procurou os professores do Departamento de Computação e Mecânica, Gabriella Dalpra e Luís Augusto Mendes. Ela queria ajudar outros estudantes em algumas disciplinas e doar roupas e alimentos, mas não sabia como fazer isso. Mediante o desafio, eles resolveram iniciar uma grande corrente do bem, que uniu virtualmente professores do CEFET-MG, Universidade Federal de Lavras e dos Institutos Federais de Mato Grosso e São Paulo. Foi assim que “nasceu” o aplicativo “Kero Kolaborar”, disponível gratuitamente no Google Play (baixe aqui) desde o dia 11 de junho. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Iniciação Científica e Extensão da Computação (Lince).

“A perspectiva da colaboração é muito importante, ainda mais no momento em que estamos. É bom conseguirmos encontrar pessoas que têm a mesma vontade. Um grupo que acredita que pode fazer a diferença ofertando o que tem e o que conhece em prol do coletivo”, comentou o professor Luís Augusto Mendes. Por meio do App, é possível solicitar bens materiais, auxílios em saúde, educação, entre outras necessidades. Também é possível oferecer ajuda caso possua o recurso pedido. Em apenas seis dias, 63 pessoas se cadastraram, das quais seis estão pedindo alguma ajuda e 17 oferecem algum auxílio.

Entre as ofertas, está ajuda para estudo de matérias variadas do ensino médio e técnico e apoio psicológico, e entre os pedidos, enxoval para bebê e sugestão para apoio educacional, por exemplo. Uma das demandas, inclusive, já foi atendida, a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Leopoldina. Eles precisavam de leite em pó para fornecer aos assistidos e receberam a doação de três latas de leite em pó e 18 litros de leite desnatado, informaram os criadores do aplicativo.

Fonte e fotos: CEFET-MG