Professores e alunos de Engenharia do CEFET-Leopoldina desenvolvem projeto

Professores e alunos de Engenharia do CEFET-Leopoldina desenvolvem projeto

Um grupo de professores e alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação do CEFET-MG, Campus Leopoldina vai realizar o projeto de extensão Mundo Maker. O objetivo é integrá-lo aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio das escolas públicas de Leopoldina e Região para divulgar e fomentar o desenvolvimento da Cultura Maker, conforme revela um dos organizadores do evento, Guilherme Quirino.

Mas o que é o Mundo Maker? É uma escola de inovação e tecnologia que surgiu com a intenção de proporcionar experiências de aprendizagem que ajudem crianças, jovens e adultos a despertar seus potenciais criativos e empreendedores. Atua na sociedade compartilhando conhecimentos, oferecendo cursos e treinamentos de ferramentas tecnológicas, e, principalmente, estimulando os alunos envolvidos a criar, construir, ter autonomia, protagonizar e trabalhar de forma colaborativa para desenvolverem soluções para problemas do cotidiano ao qual estão inseridos.

Neste sentido, informa Guilherme, durante os meses de junho e julho de 2020, a equipe vai disponibilizar três cursos online gratuitos. São eles:
– Arduíno – plataforma de prototipagem eletrônica. Com a utilização desta plataforma, é possível fazer automação de ambientes como ligar a luz e/ou ventilador com controle remoto, por exemplo. O curso será realizado a partir do dia 12/06 até 17/07, todas as sextas-feiras, de 14h às 15 horas.
– MIT App Inventor – Ferramenta que possibilita o desenvolvimento de aplicativos para celulares de forma fácil e intuitiva. O curso começa no próximo dia 10 e termina dia 15/07, sempre às quartas-feiras, das 14h às 15 horas.
– Maker em Casa – Busca o desenvolvimento de projetos úteis com materiais simples, que todos têm em casa. As aulas começam dia 13 de junho e terminam dia 18 de julho, somente aos sábados, de 14h às 15 horas.

Guilherme revela que “toda a comunidade pode participar, mas o público alvo deste projeto são os alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e do Ensino Médio, que terão prioridade nas vagas.” As inscrições já podem ser feitas, devendo o interessado acessar o link aqui e preencher o formulário que vai aparecer na tela, até o dia 07 de Junho:  “Preenchido o formulário, completa Guilherme, os integrantes da equipe entrarão em contato até o dia 09 de Junho, via WhatsApp, para confirmação das inscrições”, finaliza. Outras informações podem ser obtidas no Instagram: @mundomaker2020, e no site www.mundomaker.projetoscomputacao.com.br.