Novo médico oftalmologista começa a atender em Cataguases

Novo médico oftalmologista começa a atender em Cataguases

O médico oftalmologista, Mateus Chaves, volta a Cataguases após concluir sua especialização e está atendendo em seu consultório na Clínica Cuidar, que funciona nas antigas instalações do HC Saúde, na Vila Tereza. Sobrinho do renomado médico urologista, Marcos Chaves, Mateus é de família cataguasense, onde viveu até ingressar na Faculdade de Medicina em Juiz de Fora, e começou a atender no seu consultório no último mês de março.

Durante os onze anos que passou fora da cidade, fez sua residência médica pelo Banco de Olhos de Sorocaba, instituição referência em transplantes de córnea da América Latina. Mateus também faz cirurgias de catarata, córnea, glaucoma, entre outras. Nesta área, além da cirurgia mais popular de todas que é a de catarata, onde Mateus utiliza um aparelho de última geração (Infiniti, da Alcon), com modo de ultrassom longitudinal e torcional, também faz a refrativa, que tem por finalidade moldar o formato da córnea, com raio laser, melhorando a visão do paciente que pode até não mais usar óculos.

Ao concluir sua especialização o retorno a Cataguases estava decidido. Foi então planejada a abertura da Clínica Cuidar ao lado do tio, o médico urologista Marcos Chaves, e do primo cirurgião geral, Fernando Caetano. Desde março vem atuando em Cataguases como oftalmologista. Para agendar uma consulta é só ligar para (32) 3421-5000, que também é WhatsApp. Mateus atende nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, e aceita vários convênios médicos, inclusive Unimed e Energisa, entre outros.

No consultório o paciente recebe atendimento completo voltado para a saúde dos olhos e da visão. Aí está incluído o exame de aferição da acuidade visual e refração para descobrir a necessidade do uso de óculos ou lentes corretivas, bem como o grau necessário para efetuar a correção, explica o oftalmologista. Acrescenta também que nesta consulta são avaliados pressão intraocular, fundo de olho, presença de catarata, glaucoma e outras doenças.

– Até mesmo diabetes pode ser diagnosticado pelo exame oftalmológico caso o paciente apresente sinais na retina, os quais podem levar à cegueira em casos graves, explica Mateus Chaves. “Para quem já é diabético – continua o médico -, o ideal é visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para se prevenir de complicações silenciosas da doença. Quanto à catarata, é a principal causa de cegueira no mundo, mas é reversível por meio de cirurgia, com altos índices de sucesso”, completa.

Ele explica também que o glaucoma é outra causa muito comum de cegueira, porém, irreversível. Doutor Mateus reforça que “não se pode devolver a visão que é perdida no glaucoma, então as nossas medidas são voltadas para a prevenção, sendo o principal fator de risco a pressão intraocular alta”, explica. Ele ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença para poder lançar mão de medidas terapêuticas visando manter a boa visão dos pacientes ao longo da vida, finaliza.