Ubá anuncia adesão ao programa Minas Consciente a partir desta segunda-feira, 18

Ubá anuncia adesão ao programa Minas Consciente a partir desta segunda-feira, 18

A Prefeitura de Ubá publicou na noite de sexta-feira, 15 de maio, o decreto que oficializa a adesão do município no programa do Governo do Estado “Minas Consciente”, que prevê a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

O decreto entra em vigor na segunda-feira, 18. A cidade está autorizada a aderir a onda verde, que permite o funcionamento dos serviços essenciais. Além disso, a Prefeitura estabeleceu horário de funcionamento para alguns setores e autorizou que serviços fora da onda verde funcionem através de delivery. (Entenda abaixo).

A reabertura obedece aos critérios estipulados pelo Governo de Minas Gerais, baseados em estudos técnicos. Essa retomada também leva em consideração os indicadores da taxa de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A ação foi apoiada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), direcionada aos municípios que integram a microrregião de Ubá para alinhamento das medidas adotadas pelas cidades da região e orientando o retorno gradual da economia em meio à pandemia.

Ondas
O programa “Minas Consciente” setoriza as atividades econômicas em quatro ondas (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

A adesão à onda branca, de atividades de baixo risco, não está liberada pelo Governo de Minas Gerais para municípios da macrorregião Sudeste, que engloba 94 municípios da Zona da Mata, devido aos índices epidemiológicos da região.

A Prefeitura de Ubá determinou o horário de funcionamento dos serviços essenciais. Confira abaixo:

– Indústrias: dias e horários de funcionamento regular;

– Hipermercado, supermercado, minimercado, mercearia, armazéns, açougues e hortifrutigranjeiros: atendimento externo de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h;

– Padarias: atendimento externo de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h e aos domingos e feriados das 6h às 13h;

– Farmácias, drogarias, serviços funerários e hospitais: dias e horários de funcionamento regular;

– Demais atividades do comércio varejista, atacadista, prestador de serviços essenciais: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O funcionamento de lavanderias, lojas de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, loja de serviços ópticos, comércio varejista de bebidas, doces e semelhantes, comércio atacadista e varejista de tecidos e armarinhos, comércio varejista e atacadista de materiais de construção, serviços de manutenção de equipamentos, serviços de impressão e concessionárias estão autorizadas a funcionar, mas devem se adequar as normas sanitárias para evitar aglomeração e proliferação do coronavírus.

Restaurantes, bares e lanchonetes só estão autorizados a funcionar por serviço de entrega. A Prefeitura de Ubá informou que ou outras atividades não incluídas na onda verde, como comércio varejista em geral, está autorizado a funcionar apenas por delivery.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata