Dengue continua avançando em Cataguases e na região

Dengue continua avançando em Cataguases e na região

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou no final da tarde desta terça-feira, 12 de maio, o boletim epidemiológico referente aos casos de Dengue. Na Zona da Mata o número de casos prováveis da doença continua crescendo. O mesmo acontece em Cataguases que, de acordo com aquele órgão, já registra 64 casos confirmados e outros 243 prováveis que aguardam a confirmação dos exames. Estes números colocam o município no quadro de “incidência alta” com 325,34 casos prováveis por 100 mil habitantes.

Neste Boletim Epidemiológico, a SES-MG informa que investiga três mortes por dengue nas seguintes cidades: Muriaé, Senador Firmino e Além Paraíba. Além disso, aquela Secretaria divulgou que outros dois óbitos são investigados, um em Ubá e outro em Visconde do Rio Branco. O primeiro lugar neste ranking está o município de Tocantins, com a maior incidência de dengue na Zona da Mata neste ano. Conforme a SES-MG, o município registrou 1.192 casos prováveis. A segunda colocação fica com Rodeiro, com 254 notificações da doença em 2020. Visconde do Rio Branco também registrou 87 notificações, seguido por Cataguases com 64; Ubá, 34; Dona Euzébia, 29; Astolfo Dutra, 12; Rio Pomba, 7 e Viçosa com 4 casos.

Chikungunya
A cidade de Pirapetinga ocupa o terceiro lugar no ranking de Minas Gerais em 2020, com 96 casos prováveis de Chikungunya e uma incidência muito alta, de 894,60. Outros municípios também aparecem com notificações como: Ubá (26), Tocantins (25), Juiz de Fora (14) e Espera Feliz (6).

Zika
Já em relação a Zika, Ubá aparece com seis casos prováveis da doença e com um índice de 5,25, considerado baixo. Além disso, consta no Boletim Epidemiológico, que Tocantins também tem seis notificações de zika e uma incidência de 36,14.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Pixabay