Dia 11 começa a terceira fase da campanha vacinação contra a Influenza

Dia 11 começa a terceira fase da campanha vacinação contra a Influenza

O Ministério da Saúde antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza esse ano devido à pandemia de coronavírus que assola o planeta. No próximo dia 11 de maio, segunda-feira, começa a terceira fase da campanha de imunização. Embora a vacina não proteja contra o novo coronavírus a ação tem o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo Covid-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde.

A terceira fase se divide em duas etapas. A primeira, com início dia 11, vai até 17 de maio e visa vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas até 45 dias. A segunda etapa começa no dia 18 de maio prosseguindo até o dia 05 de junho e tem como público alvo adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com a responsável pelo setor de imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Priscila Câmara de Moura, “Neste ano a campanha nacional de vacinação contra Influenza foi antecipada devido ao cenário que estamos vivenciando com o coronavírus, pois alguns dos sintomas da influenza são semelhantes aos da Covid-19 e também como forma de evitar a sobrecarga nos serviços de saúde. A vacinação contra Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade pelo vírus de mesmo nome, por isso é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem os postos de vacinação nas datas correspondentes para serem imunizadas”, orienta.

Fonte: GRS – Leopoldina | Foto: CDC on Unsplash