Secretaria de Saúde detalha a situação da Covid-19 em Minas

Secretaria de Saúde detalha a situação da Covid-19 em Minas

Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 21 de abril, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o perfil dos casos de Covid-19 no estado, mostra que os idosos são os que mais morrem pela doença. Porém, não são a maioria entre os casos confirmados. Outra informação relevante é que desde que a pandemia se instalou por aqui o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou significativamente. Em Minas Gerais são feitos poucos testes para a Covid-19, o que leva a supor que boa parte deste número elevado de internações por problemas respiratórios pode ser provocado pelo novo coronavírus, avaliam os técnicos.

Veja os gráficos ao final do texto com os números que foram atualizados nesta terça-feira, 21.

– Em 2019, neste mesmo período do ano, a SES-MG registrou 931 internações por SRAG. Agora, já foram registrados 4.577 o que significa um aumento de 392% em relação ao mesmo período do ano passado.

– Entre os pacientes que foram a óbito em decorrência da doença, de acordo com a SES-MG, 27 são homens, e 17 mulheres, sendo que 84% deles tinham idade acima de 60 anos.

– Os pacientes idosos que vieram a óbito, 84% deles faziam parte de algum “fator de risco”, sendo que a hipertensão (25 casos), lidera este ranking seguida pelo Diabetes (12 casos).

– 622 casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais são homens e 564 mulheres. 76% desse total tem idade entre 20 e 59 anos. Estes não evoluíram para óbito, conforme ressalta a SES-MG.

– 1.186 casos confirmados de Covid-19 e 44 óbitos, totalizando 1.230 são os números atualizados da doença em Minas Gerais, nesta terça-feira, 21 de abril, pela SES-MG. Ainda estão sendo investigados 73 óbitos e outros 313 foram descartados.

– Cataguases segue com 2 casos confirmados e um óbito.

 

Fonte: SES-MG | Foto: Abrale