Zema vai lançar Protocolo de Segurança com orientações aos prefeitos

Zema vai lançar Protocolo de Segurança com orientações aos prefeitos

Em entrevista à Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), informou que vai divulgar na próxima semana um Protocolo de Segurança, que servirá para qualquer atividade comercial no estado.

Romeu Zema destacou que Minas Gerais tem hoje, talvez 50% ou mais, dos municípios praticamente operando parcialmente ou quase totalmente: “Eu diria que hoje, as limitações nesses municípios estão muito com relação a casas de shows, shopping centers, galerias, onde realmente a aglomeração é maior, restaurantes, escolas, mas muitos já liberaram atividade para outros tipos de atividades. E o que nós precisamos fazer é estar orientando muito bem esses prefeitos que estão fazendo esta liberação.”

O governador deixou claro que essa liberação é de autonomia do prefeito, que cada cidade tem uma particularidade: “O prefeito é que sabe o que é melhor para a cidade dele, mas ele, a partir de agora, vai ter mais conforto para fazer essas liberações, já que nós estaremos dando estas orientações que vão ajudar a deixar a vida em primeiro lugar, que é prioridade nossa.”

Perguntado se boa parte da atividade dos mineiros poderia retornar no começo de maio, respeitando o uso de máscaras, o distanciamento e coisas mais básicas, Romeu Zema respondeu: “Eu não sou um especialista, e como disse, o prefeito vai ter de analisar a quantidade de leitos que ele tem na cidade, como está o nível de contágio na cidade, o numero de pessoas que estão em situações de internação, mas eu estou otimista. A nossa curva que eu tenho acompanhado, ela tem ficado cada vez mais horizontal. Então isto indica que nós podemos estar atingindo o ponto máximo da curva, mas prever uma data é muito difícil. Eu posso te dizer que esse momento tem se aproximado cada vez mais. Eu a cada dia que passa fico mais otimista.”

O governador, no entanto, alertou que é preciso ter muito cuidado e lembrou o que aconteceu na cidade de Milão, na Itália: “Nós temos de ter cuidado. Porque o que aconteceu em Milão, na Itália, tem de servir de lição para todos nós. O prefeito lá achou que estava na hora de liberar, liberou, aí a pandemia voltou com força total e o resultado foram milhares de mortes. Então vamos fazer com cuidado”, finalizou.

Fonte: Rádio Itatiaia | Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG