Vigilância Sanitária apreende lixo odontológico em tambor comum

Vigilância Sanitária apreende lixo odontológico em tambor comum

Funcionários da Unimed Pleno, que funciona na Praça Simão José Silva, no Bairro Bela Vista, em Cataguases, acionaram na manhã desta segunda-feira, 13 de abril, a equipe da Vigilância Sanitária municipal para recolher uma quantidade considerável de lixo hospitalar depositado em um tambor destinado por aquela cooperativa a resíduo comum. Quase vinte quilos de material infectado, da área odontológica, foram encontrados, o que exclui a Unimed da responsabilidade sobre o procedimento ilegal.

Uma equipe da Vigilância Sanitária formada pela fiscal Roseli Batista Ferreira e a coordenadora daquela entidade, Camila Alves Andrade Rocha, estiveram no local e fizeram a apreensão do lixo. Além disso registraram um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar que vai embasar um processo de investigação criminal sobre o responsável pelo descarte ilegal do material. Roseli explicou que todo o lixo hospitalar, da área de saúde deve ser recolhido “obrigatoriamente por empresa especializada contratada pelo profissional e clínica de saúde, bem como hospital.”

O material, que estava acondicionado em um saco plástico, pesa entre 18 e 20 quilos e era composto, segundo Roseli, por sugadores, seringas, máscaras, luvas e demais materiais infectados. Após ser novamente realocado em outra embalagem plástica e isolado, o lixo foi levado para a Policlínica Municipal para que possa ser descartado corretamente. As profissionais da Vigilância Sanitária acreditam que o material tenha sido deixado ali na noite deste domingo, 12. Ainda não há pistas sobre o autor desta ilegalidade.

Vigilância Sanitária apreende lixo