Prefeito reitera que medidas restritivas estão mantidas

Prefeito reitera que medidas restritivas estão mantidas

O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, reuniu a imprensa local na tarde desta segunda-feira, 13 de abril, para explicar detalhes sobre a confirmação do primeiro caso de covid-19 no município. Ele também deu outras informações a respeito da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus e garantiu que o isolamento social continua, até que divulgada determinação legal em contrário do governo estadual. “Precisamos salvar vidas”, afirmou acrescentando que não vai contrariar a legislação que poderá levar à cassação de seu mandato.

Participaram com ele da entrevista, a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Resende Coelho, a responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tairises Silva Roque e a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Amanda Silva de Souza Penha, além do médico Joseph Freire, representando o Conselho Municipal de Saúde. Daniela contou que o caso já curado de covid-19 no município ocorreu na cidade onde o paciente trabalha e que ele passa bem e está fora do hospital, mas não veio para Cataguases.

Primeiro caso de Covid-19
O caso foi registrado como sendo de Cataguases porque o registro é feito com informações do domicílio do paciente até para aquelas cidades que não possuem hospitais conhecerem os números da doença em sua população, acrescentou Tairises. Amanda por sua vez informou que o município foi oficialmente informado sobre o registro deste primeiro caso na tarde do último sábado, 10, e que o paciente não teve contato com nenhum morador de Cataguases. O médico Joseph Freire insistiu na importância do isolamento social e no uso de máscara por toda a população. Segundo ele, o sistema de saúde de Cataguases não vai suportar a ocorrência de três a cinco casos simultâneos de covid-19. “Nosso sistema vai entrar em colapso”, assegurou.

Investimento no sistema de saúde
Hoje Cataguases tem dez leitos de UTI, sendo que sete estão ocupados por pacientes com outras doenças, revelou o prefeito que na parte da manhã esteve em reunião com representantes do Ministério Público e direção do Hospital de Cataguases. Na ocasião ele disse que vai investir um milhão de reais para ajudar a preparar o município para atendimento a casos de covid-19. “Parte deste dinheiro vamos comprar respiradores e o restante será destinado a outras necessidades afins”, disse Willian. A dificuldade, porém, é encontrar estes equipamentos. Semana passada ele anunciou a compra de um mil testes para detecção da doença, mas ficou sabendo esta manhã que a mercadoria não será entregue.

Comércio fechado
Por fim o prefeito também reiterou que o isolamento social está mantido e que o comércio continuará fechado. “Hoje, consultei os promotores que estão nos ajudando neste período de crise e foram unânimes em afirmar que estou no caminho certo. Até porque, para que pudesse afrouxar as regras, eu teria que garantir ao município, pelo menos cinquenta por cento dos leitos da UTI do Hospital para atendimento aos casos de covid-19, e isto eu não tenho condição de garantir”, contou Willian para completar dizendo que vai “continuar privilegiando a vida de todos porque se ocorrer o primeiro caso de covid-19 e não tiver vagas para internar, a primeira coisa que vão fazer é me acionar na justiça para que eu dê um jeito de atender aquele paciente. Só que eu não faço milagre e também não quero ser preso”, disse.

Veja a entrevista coletiva que foi transmitida ao vivo pela fanpage deste Site no Facebook clicando aqui.

Fotos: Bernardo Chaia