Miraí suspende parte das medidas preventivas ao Covid-19

Miraí suspende parte das medidas preventivas ao Covid-19

A partir desta terça-feira, 07 de abril, grande parte das medidas preventivas ao novo coronavírus deixam de valer em Miraí. O prefeito daquela cidade, Luis Fortuce e o secretário municipal de Saúde, Luciano Alcântara, divulgaram o afrouxamento das medidas em vídeo que veio a público na tarde desta segunda-feira, 06. O site oficial do município, até o fechamento desta matéria, não havia publicado nenhuma informação a este respeito.

Luis Fortuce, prefeito com vários mandatos à frente daquela cidade, disse no vídeo que após reunir-se com o presidente do Comitê de Prevenção ao Covid-19, “decidimos que o comércio, em parte, vai funcionar e nós, aqui em Miraí, felizmente, tivemos um caso que já foi descartado e todo o possível nós estamos fazendo para que o nosso Miraí continue sem ter problema mais grave dessa doença tão desastrosa que vem acontecer no mundo.”

O Secretário Municipal de Saúde, por sua vez, detalhou as novas medidas adotadas, dentre elas o fim das barreiras sanitárias na entrada do município a partir desta terça-feira, 07. Segundo Luciano Alcântara, os casos suspeitos – cinco – continuam sendo monitorados no município. Segundo ele estas cinco pessoas estão bem e com quadro estável, sendo que elas também não foram testadas para o Covid-19.

Sobre a liberação parcial do comércio, Luciano informou que poderão funcionar com restrições o “comércio varejista e atacadista, salões de beleza e barbearias, clínicas de estética, hotéis e pousadas, lava-jatos e similares.” Todos estes estabelecimentos terão horário reduzido de funcionamento, das 9h às 16 horas que também deverão fazer marcação no chão para manter o distanciamento entre os clientes, acrescentou. Ele também revelou que “todos os funcionários deverão utilizar constantemente máscara para a proteção da boca e nariz, e que as máquinas de cartão e outros instrumentos manipulados pelos clientes deverão ser higienizados após o uso.”

Permanecem fechados no município, conforme definição das autoridades municipais os bares, lanchonetes e sorveterias, exceto para entrega em domicílio. Seguem esta mesma determinação a Rodoviária, clube e salões de festas, agremiações esportivas, academias, atividades em feiras, inclusive feiras livres, evento de qualquer natureza em espaço público. “O prefeito vai nomear uma equipe para fazer a fiscalização dessas novas normas, bem como orientar a todos os empresários e comerciantes que queiram colocar seus negócios em funcionamento novamente”, explicou Luciano. Ele encerrou pedindo a todos manterem a regra de distanciamento e que permaneçam em casa, saindo apenas quando necessário, garantindo que o isolamento social tem funcionado e que “a evolução dos casos não está grande em nossa região.”

Veja o vídeo na íntegra abaixo.