Neste domingo começa a Semana Santa, sem a presença dos fieis

Neste domingo começa a Semana Santa, sem a presença dos fieis

As atividades da Semana Santa, que começam neste domingo, 05 de abril, para os católicos do mundo inteiro, serão realizadas de forma inédita. Devido à pandemia do novo coronavírus que obriga as pessoas a se isolarem em casa para reduzir o índice do contágio, uma das principais solenidades católicas que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, não terá a participação física dos fieis.

Neste sentido, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, divulgou sua programação que começa às 9 horas com a celebração da Missa com a bênção de Ramos. Ela simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento e sendo aclamado pelo povo simples. Os ramos abençoados na Eucaristia e que os fieis levam para sua casas simbolizam a união do povo a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, mas que chegará à Ressurreição.

Em cumprimento as recomendações da autoridades sanitárias, a Igreja pede para os fieis não sairem de suas casas, mas colocarem um ramo na porta ou janela para ser abençoado pelos padres que vão percorrer as ruas do Centro da cidade e das comunidades integrantes da Paróquia. A missa será transmitida pela internet na fanpage da Paróquia de Santa Rita de Cássia no Facebook como já vem sendo realizada desde o início da pandemia.

As demais celebrações alusivas à Semana Santa vão acontecer na quarta-feira, 08, às 19 horas, com a Celebração da Penitência. No dia seguinte, às 19 horas, começa o tríduo pascal, com a celebração da Ceia do Senhor e Adoração ao Santíssimo, que serão transmitidos em uma live, também pela fanpage da paróquia no Facebook. Na sexta-feira da Paixão, às 15 horas acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, e às 19 horas, Apresentação da Paixão do Senhor, apresentação do Sermão do descendimento da cruz e procissão do Senhor Morto. Sábado de Aleluia será celebrada uma missa, às 19 horas e, em seguida, haverá uma Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa encerra a programação da Semana Santa com celebração de missa, às 9 horas, sendo que logo após acontece a Procissão da Ressureição em que os padres farão o mesmo percurso a ser obedecido neste domingo.