Saúde vai investigar morte de idoso em Cataguases

Saúde vai investigar morte de idoso em Cataguases

A morte de um homem idoso ocorrida na madrugada desta terça-feira, 31 de março, no Hospital de Cataguases, é a primeira suspeita de ser decorrente da Covid-19, em Cataguases. Não há nada confirmado até o momento, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu o material da vítima para ser encaminhada à Fundação Ezequiel Dias – Funed – única em Minas Gerais responsável por fazer o exame que pode confirmar a suspeita.

Conforme informou Tairises da Silva Roque, do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, a vítima não apresentava nenhum sintoma de Covid-19 até entrar no Hospital. “Ou seja, ele não passou anteriormente pelo serviço de saúde do município por esta causa e, por isso, não estava nas estatísticas de casos suspeitos”, frisou. A direção daquela Santa Casa confirmou que um homem de 80 anos de idade deu entrada no Hospital de Cataguases às 23h55min desta segunda-feira, 30, trazido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – apresentando um quadro de insuficiência respiratória e pneumonia. Foi levado à UTI, mas não resistiu e faleceu de infarto aos 30 minutos desta terça-feira.

Sepultamento em Santana de Cataguases
Nesta segunda-feira, 30, também circulou pela cidade fortes rumores de uma situação que partiu de uma premissa verdadeira, mas ganhou versões fantasiosas. Um cidadão de Santana de Cataguases, residente em São Paulo, teria morrido com suspeita de Covid-19 naquela cidade e seus familiares o levaram até Santana de Cataguases para ser sepultado. Ao chegar em Cataguases o carro funerário e seus familiares pararam na barreira sanitária para se identificar. Após contarem o ocorrido, foi liberada a passagem mediante escolta por uma viatura da Polícia Militar até à saída da cidade. Ao chegar em Santana de Cataguases ocorreu o sepultamento de forma rápida e a família retornou ao seu destino cumprindo o mesmo procedimento ao passar por Cataguases.

Divulgação de resultados dos exames
Com relação a divulgação dos resultados dos exames para detectar a Covid-19, Tairises informa que todo o processo é feito pela Funed, que está sobrecarregada pois analisa os casos de toda Minas Gerais. “Por isso a demora. São muitos exames para serem feitos por apenas uma instituição”, garante. “É preciso que a população se conscientize que não tem ninguém omitindo informação sobre este caso – continua Tairises – porque o único interesse nosso é manter todos bem informados para que se cuidem e sigam as orientações das autoridades em saúde”, completa.