Vacinação contra a gripe é temporariamente suspensa em Cataguases

Vacinação contra a gripe é temporariamente suspensa em Cataguases

Está paralisada a campanha de vacinação contra a gripe Influenza em Cataguases devido à falta de vacina. A informação foi dada no meio da manhã desta quinta-feira, 26 de março, pela Secretária Municipal de Saúde, Daniela Coelho Resende. Desde a última segunda-feira, 23, até hoje, foram aplicadas 6.150 doses. Novo lote está previsto para chegar na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, que distribui para Cataguases e demais municípios sob sua jurisdição, na próxima terça-feira, 31, acrescentou a titular da Saúde no município.

Apesar da interrupção, Daniela tranquiliza a todos. “Ninguém deixará de ser vacinado. O que está ocorrendo é que houve uma grande procura pela imunização nestes primeiros dias de campanha levando ao término do estoque antes do prazo de reposição”, contou. A vacina é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e distribuída para todo o país. Em toda a regional de saúde de Leopoldina não há mais vacina nesta primeira fase que está imunizando idosos e profissionais de saúde.

A campanha de vacinação estava prevista para abril, mas, por causa da pandemia do coronavírus, foi antecipada e iniciada na segunda-feira. O objetivo é imunizar a população para a gripe comum e facilitar a triagem na rede de saúde de possíveis pacientes com coronavírus. Cataguases já recebeu duas remessas de vacina que vem sendo distribuída de forma fracionada em todo o país. Por isso, até a próxima terça-feira, a campanha está suspensa no município. Daniela, porém, garantiu que tão logo chegue novo lote, vai divulgar “amplamente” a retomada da vacinação.

Foto: Tânia Rego – Agência Brasil