Apesar das orientações muitas pessoas continuam nas ruas

Apesar das orientações muitas pessoas continuam nas ruas

Ainda tem muita gente circulando pelas ruas de Cataguases. E não é só de carro, como mostra a foto acima. Esta é a constatação da reportagem do Site do Marcelo Lopes nesta segunda-feira, 23, e na manhã desta terça-feira, 24 de março. Os motivos para desobedecer a orientação de ficar em isolamento social, dentro de casa, deve-se a alguns fatores como o início da campanha de vacinação contra a gripe que neste primeiro momento está atendendo somente aos idosos, e também àqueles que vão receber sua aposentadoria nas agências bancárias. O terceiro fator é a ida ao supermercado, uma espécie de costume que faz muita gente sair de casa sem necessidade, diariamente. Sem contar, é claro, com aqueles que não acreditam nas orientações e insistem em levar a vida normalmente.

O movimento, apesar destas exceções, caiu muito na cidade desde segunda-feira, com o comércio fechado. As equipes da Vigilância Sanitária do município ainda tiveram muito trabalho naquele dia quando tiveram de fechar três lanchonetes. Mas foi um procedimento tranquilo, segundo os técnicos, porque os proprietários foram receptivos à medida, contou uma das integrantes da equipe. Nesta terça, o trabalho continua. A redação do Site também recebeu algumas ligações informando a respeito de empresas que ainda insistiam em permanecer abertas e pedindo orientação sobre como proceder para que elas obedecessem ao decreto. Neste caso é preciso avisar a Vigilância Sanitária pelo telefone 3429-2627 ou o setor de Fiscalização do município (3429-2599).

Sobre a campanha de vacinação contra a gripe, que acontece priorizando os idosos, muita gente está formando filas nos postos, o que é altamente arriscado porque aglomerações favorecem à propagação do vírus. Nesta manhã de terça-feira foram registradas filas nos postos de saúde dos Bairros Primavera e Granjaria (a foto acima, enviada por um leitor, é do movimento neste Bairro). Isso motivou o prefeito Willian Lobo de Almeida a divulgar um áudio pedindo para as pessoas não irem para a fila. A página oficial da Prefeitura no Facebook tem a relação dos Postos de Saúde (abaixo, na íntegra) com seus respectivos telefones orientando os idosos a ligarem para o posto de seu bairro e agendar a data para ser imunizado. Desta forma, uma equipe de vacinadores irá até a residência para aplicar a vacina.

Fotos gentilmente enviadas por leitores. Arte: Reprodução Prefeitura de Cataguases.