Governo de Minas suspende visitas aos presos em todo Estado

Governo de Minas suspende visitas aos presos em todo Estado

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), vai suspender as visitações às unidades prisionais de Minas, a partir do próximo sábado, 21/3. A decisão, conforme a nota divulgada pelo órgão, coloca “a vida em primeiro lugar e com o objetivo de preservar a saúde de profissionais do Sistema Prisional e dos 75 mil detentos que estão sob a responsabilidade do Estado”, informa.

Também estão suspensas as entregas, até então opcionais, por familiares de presos, de kits com suplementos em alimentação, materiais de higiene, entre outros. A medida busca diminuir a circulação de pessoas e materiais contaminados nas estruturas prisionais, evitando uma possível propagação do novo Coronavírus no ambiente prisional.

A Nota da Sejusp afirma que “os profissionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), para proteção de toda a sociedade, não têm a opção de ficar em casa e, portanto, merecem essa proteção. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que a população prisional tende a ser mais vulnerável ao Coronavírus por questões de saúde decorrentes de condições próprias ao encarceramento.” A medida, é temporária e as visitas serão restabelecidas tão logo a pandemia do Coronavírus não apresente mais riscos à população, acrescenta o texto.

“A Sejusp destaca que os detentos foram informados das mudanças na rotina nas unidades na manhã desta quinta, 19 de março. A secretaria solicita, ainda, a compreensão de todos os familiares de presos quanto à necessidade da aplicação da medida, que busca tão somente resguardar a saúde e a vida dos encarcerados e dos profissionais do Sistema Prisional”, completa a nota oficial divulgada por aquele órgão de segurança.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais