Decreto proíbe eventos públicos com mais de 50 pessoas

Decreto proíbe eventos públicos com mais de 50 pessoas

O decreto baixado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, segunda-feira, 16 de março, vai modificar profundamente a rotina dos cataguasenses. Novas medidas deverão ser anunciadas a qualquer momento. O objetivo é prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) e evitar superlotação no Hospital de Cataguases bem como nas unidades de saúde do município, visto que não somente em Cataguases, como nenhuma cidade tem infraestrutura para atender centenas de casos simultaneamente.

A orientação é para que as pessoas fiquem em suas casas e lavem as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia. Uma das medidas adotadas no decreto municipal suspende as aulas no município a partir de quarta-feira, 18, até dia 20, mas pode ser prorrogada. Esta iniciativa será seguida também pelas escolas particulares, inclusive as faculdades. As atividades no Pró-Idoso estão paralisadas e a biblioteca pública municipal ficará fechada, ambos, até o término de vigência do decreto.

Outra medida tomada foi a suspensão de todos os eventos (público ou privado) com aglomeração superior a 50 pessoas, sem exceção. Neste sentido a Prefeitura não vai conceder alvarás para este tipo de evento. A desobediência a esta determinação levará o infrator a ter seu alvará anual de funcionamento suspenso e estará sujeito a multas e demais medidas administrativas. Também estão suspensas as reuniões dos Conselhos do Município e eventos esportivos realizados em parceria com o Município, bem como aulas na Praça de Esportes e Poliesportivo.

Willian também revelou nesta segunda-feira, 16, que vai se reunir com os representantes de todas as igrejas do município para que também evitem atividades que consistam em aglomeração de pessoas, bem como com as lideranças do comércio e da indústria a fim de traçar um plano de ação visando a prevenção ao novo coronavírus. A Unimed também vai divulgar um plano de contingência para atender a seus associados, conforme informou a assessoria daquela cooperativa médica. Outra recomendação é evitar frequentar bares e restaurantes muito cheios.