Idosos estão sendo vítimas do golpe do cartão do Banco

Idosos estão sendo vítimas do golpe do cartão do Banco

O aumento no número de casos em Leopoldina de uma modalidade específica de estelionato tem chamado a atenção da Polícia Civil. No golpe, uma pessoa se passando por um funcionário do Banco, liga para a vítima perguntando se ela adquiriu alguma coisa de certo valor em determinada cidade, geralmente em algum lugar desconhecido da vítima. A pessoa nega e o falso funcionário fornece as orientações para que o valor seja estornado da conta dela. Para cancelar a compra a vítima deve informar a senha da conta para o estelionatário. Depois disso, é novamente orientada a entregar o cartão, que estaria supostamente cancelado, para um funcionário do Banco que vai recolhê-lo na residência dela.

Conforme a Polícia Civil de Leopoldina informou nesta sexta-feira, 13 de março, nos últimos dois dias quatro pessoas foram vítimas deste golpe no município. Todas são pessoas idosas que confiaram no contato feito pela instituição financeira.

Para evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe, a Polícia Civil orienta evitar o fornecimento de dados pessoais por telefone. As vítimas desses golpes registrados recentemente em Leopoldina foram lesadas em valores altos e, portanto, é importante ter ciência de que nenhum Banco recolhe cartão de clientes em suas casas. A corporação também recomenda que outras possíveis vítimas compareçam à delegacia para denunciar a ação dos estelionatários.

Para o crime de estelionato, os autores podem ser penalizados com até cinco anos de prisão e a pena aumenta se a vítima for um idoso.

Fonte e foto: Jornal O Vigilante Online