Hospital de Cataguases e Unimed vão reativar o setor de Hemodinâmica

Hospital de Cataguases e Unimed vão reativar o setor de Hemodinâmica

Nos próximos trinta dias o Hospital de Cataguases deverá reativar em parceria com a Unimed, o setor de Hemodinâmica, que está parado há vários anos. O serviço, que sempre foi terceirizado, agora passa a ser administrado por aquela cooperativa de saúde que contratou a equipe do ProntoCor, de Muriaé, que tem grande expertise na área, para fazer os atendimentos. A Hemodinâmica também poderá atender a pacientes do SUS caso a prefeitura de Cataguases contrate o serviço.  Os serviços de Fisioterapia e o de Tomografia Computadorizada, que já eram terceirizados, agora, também estão sendo realizados por meio da Unimed.

A novidade foi anunciada em conjunto pela Mesa Diretora do Hospital de Cataguases e o presidente da Unimed Cataguases, médico Marcos Mantovani Chaves, na manhã desta quarta-feira, 04 de março. Eles aproveitaram para revelar também que aquela cooperativa de saúde assumiu o serviço de Fisioterapia do Hospital (que estava terceirizado para outra empresa), e, com o recente término do contrato com a empresa responsável pela tomografia computadorizada, a Unimed também vai assumir o setor após fazer uma proposta considerada a mais vantajosa para o Hospital. Com isso será instalado nos próximos dias um tomógrafo de última geração, contou Marcos Chaves, que também deverá começar a funcionar até meados de abril.

Unidade de Hemodinâmica é a área da Medicina dedicada a realizar exames que identificam obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto. Ou seja, a partir de abril, os cataguasenses poderão realizar estes exames no Hospital de Cataguases com uma equipe profissional de alto nível do ProntoCor de Muriaé. “Os pacientes vão ganhar em conforto, evitando viagens para outras cidades, além de receber um serviço de alto nível”, afirmou Marcos Chaves (foto abaixo).

“Cateterismo, Angioplastia, cirurgia vascular periférica, radiologia intervencionista para qualquer situação e, também, na área de neurologia, com intervenções em casos de AVC isquêmico, por exemplo”, revela. “Inicialmente, continua o presidente da Unimed, faremos somente procedimentos eletivos que serão implementados paulatinamente”, completou Marcos Chaves dizendo que, hoje, todo o processo está passando pelo crivo da Vigilância Sanitária garantindo assim a segurança do paciente. “Não vamos conseguir instalar tudo ao mesmo tempo, mas em até sessenta dias vamos fazer colocação de marcapasso, ablação, arritmias, entre outros procedimentos mais complexos”, disse.

Máximo Barbosa da Silva (acima na foto com Marcos Chaves), administrador do Hospital, esclareceu sobre a terceirização de serviços. Conforme explica, esta é uma prática que “vem sendo adotada há muito tempo e tem se mostrado vantajosa para o hospital, que economiza com a manutenção dos equipamentos, que é muito cara, e os pacientes ganham em qualidade. E, assim, desde que assumimos, estamos priorizando estas parcerias”, completou. Quanto à substituição do serviço de tomografia, Eliermes Teixeira, supervisor administrativo do hospital, explicou que para atendimento de Urgência e Emergência a equipe do SAMU está encaminhando os pacientes diretamente para outras unidades referenciadas na região, como Leopoldina. “Já a população em geral, e como grande parte de pedidos deste exame chegam pelo Cisum, estes pacientes também estão sendo atendidos naquela cidade sem qualquer problema”, finalizou.