Cataguases está apreensiva com risco de nova enchente

Cataguases está apreensiva com risco de nova enchente

A população de Cataguases dormiu nesta terça-feira, 03 de março, e acordou nesta manhã de quarta, 04, apreensiva com a possibilidade de nova enchente. Notícias oriundas de Santa Bárbara do Tugúrio, Rio Pomba e Guarani, localidades onde o rio Pomba passa antes de chegar aqui, informavam sobre fortes chuvas nestes municípios naquela noite, o que pode provocar a cheia daquele rio e, consequentemente, enchente nas cidades que banha, inclusive Cataguases.

Até agora o pior, felizmente, não aconteceu e, apesar do elevado nível do rio Pomba, que no final da manhã estava em 4,74 metros de altura, a situação era de normalidade na cidade, sendo que as autoridades estão mantendo o estado de alerta com relação a uma possível enchente. É bom lembrar duas coisas antes de fazer previsões trágicas. 1) O rio Pomba transborda a partir de 5,50 metros; 2) A Prefeitura e a Defesa Civil ainda não acionaram o Plano de Contingência que é o procedimento que orienta a população que mora às margens do rio a deixarem suas casas.

Em Astolfo Dutra, onde o rio passa antes de chegar a Cataguases, a situação é de normalidade, informou o coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico (foto ao lado). De acordo com ele, o nível do rio Pomba, em Cataguases, mantinha-se estável até o fechamento desta matéria (4,74 metros). A dúvida é quanto ao volume de água da chuva desta noite nas cabeceiras e que ainda não chegou por aqui, disse, acrescentando que o monitoramento vem sendo feito permanentemente e “qualquer alteração relevante para cima nesta medição do rio, estamos prontos a agir”, afirmou Tico Tico. Por enquanto, assegura, o melhor a fazer é torcer para que a situação volte ao normal o mais depressa possível.

Conheça o trajeto do Rio Pomba

O Rio Pomba, antes de chegar a Cataguases, passa por Santa Bárbara do Tugúrio e depois pelo município que tem o seu nome. Pouco adiante recebe as águas do rio Formoso que banha Tabuleiro, e segue para Guarani. De lá passa em Astolfo Dutra e, antes de chegar em Dona Eusébia, recebe as águas do rio Xopotó, que vem de Guidoval. Quando está quase chegando em Cataguases, o Pomba também é abastecido pelas águas do rio Novo. Este curso d’água, passa primeiro por Araci, distrito de São João Nepomuceno, e também nas imediações da Usina Mauricio e em Itamarati de Minas.

De Cataguases, o Pomba segue em direção a Cisneiros e Itapiruçu, distritos de Palma, e entra no estado do Rio de Janeiro, passando por Santo Antônio de Pádua e desaguando no rio Paraíba do Sul, em Aperibé. Nesta cidade ele segue até Campos dos Goitacazes e desemboca no Oceano Atlântico, já no município de São João da Barra.

 

Fonte: Google Maps e Hidroweb | Fotos: Arquivo