Campanha da Fraternidade 2020 alerta para o sentido da vida

Campanha da Fraternidade 2020 alerta para o sentido da vida

Na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, a Igreja Católica abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2020. Este ano o tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), foi inspirado na figura de Santa Dulce dos Pobres (Irmã Dulce). Este evento, que acontece há cinquenta anos, sempre durante o período da Quaresma, será motivo de uma entrevista coletiva que o bispo Dom Edson Oriolo, da Diocese de Leopoldina, vai conceder à partir das 15 horas daquele mesmo dia na Cúria Diocesana.

Esta Campanha, revela o texto oficial da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – que será realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses, escolas, universidades, grupos, congregações e espaços católicos do Brasil, pretende “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

– 11,7 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2017.
– Em 2016, houve no país 11.433 mortes por suicídio, uma média de 31 casos por dia.
– Nos 6 primeiros meses de 2018, os acidentes de trânsito provocaram mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país.
– Em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Brasil era 9º país mais desigual do planeta em distribuição de renda.”

Este cenário, que demonstra que a vida está sendo ameaçada de várias formas e em muitas frentes, motivou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a dedicar a Campanha da Fraternidade 2020 ao cuidado com a vida. Ela, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização vai estimular ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira, afirma a CNBB. Para reforçar estas ações os exemplos do Papa Francisco que conclamou a Igreja, logo no início de seu pontificado, a vencer a “globalização da indiferença” e de Santa Dulce dos Pobres, canonizada por ele em outubro de 2019, serão apresentados como sinais da presença samaritana na realidade brasileira.

Fonte e foto: CNBB