Bloco da Farinha toma conta das ruas de Santana de Cataguases

Bloco da Farinha toma conta das ruas de Santana de Cataguases

O Bloco da Farinha é hoje o maior evento de carnaval da microrregião. A afirmação é fácil de ser confirmada, porque toda a região central de Santana de Cataguases, onde ele acontece, ficou completamente tomada por uma multidão que brincou com muita animação o carnaval, porém, de um jeito único: jogando farinha de trigo uns nos outros, deixando as pessoas e tudo o mais ao redor, completamente esbranquiçados. Inclusive, uma névoa branca ficou suspensa no ar por vários minutos.

Ninguém escapa de ser atingido por uma boa quantidade de farinha que é lançada por alguém que está bem próximo de você. Tudo isso ao som de muita música e em completo clima de alegria e descontração. Portanto, se o leitor é daqueles que não gosta de se sujar, não vá ao Bloco da Farinha, porque este é exatamente, sua receita de sucesso. É preciso ter um espírito esportivo e boa dose de humor. Entretanto, exige muito trabalho e a dedicação de uma equipe formada por vinte pessoas.

Tudo no Bloco da Farinha é grandioso, a começar por este grupo de organizadores. Repare os números: 70 sacos de farinha de trigo de 25 kg cada (1750 kg) que são distribuídos gratuitamente aos foliões que se aglomeram em torno do local onde ela é entregue; 50 seguranças particulares; cinco carros de som, um caminhão pipa, 300 abadás, um DJ (Tavinho) e a participação do cantor Ricardo Xenon. Custo total da festa: R$ 14 mil, aproximadamente, conforme cálculo de José Cláudio Mathias, um dos fundadores do Bloco, na foto abaixo, sujo de farinha, ao lado do Júnior, da JP Produções, parceira do evento. Recursos que, segundo ele, saem dos bolsos dos organizadores porque, afirma, “nosso bloco não recebe nenhum centavo de dinheiro público.”

Alegria, descontração, música de diversos ritmos, pessoas fantasiadas, muita gente dançando e uma alegria predominante em toda a área da festa, além de se lambuzar de farinha. Santana de Cataguases, literalmente, parou para receber o Bloco da Farinha neste domingo de Carnaval, nublado e com jeito de chuva (que não caiu). Agora, é descansar e fazer tudo de novo na terça-feira, encerrando a folia com chave de ouro, prevê José Cláudio. A expectativa é de que, se o dia for de sol, o público ainda será bem maior. Rei Momo agradece e os foliões, também.

Veja as fotos do Bloco da Farinha na galeria abaixo.