Baluartes do Samba homenageiam Clube Unidão durante show

Baluartes do Samba homenageiam Clube Unidão durante show

Já virou tradição: o Carnaval de Cataguases só começa oficialmente (de verdade!), no sábado de manhã, com a apresentação dos Baluartes do Samba, em plena Praça Rui Barbosa, Centro da cidade. O grupo, formado por músicos voluntários da Velha Guarda, é uma iniciativa da Acriar – Associação de Criadores de Arte, Produtores de Eventos Culturais e de Entretenimento – que se apresenta há seis anos consecutivos no mesmo dia, hora e local, quando faz um show gratuito cujo repertório é todo de marchinhas, sambas de raiz e samba enredo.

A cada ano, também, o grupo faz homenagem a uma personalidade ou entidade significativa da história do Carnaval de Cataguases. Desta vez o escolhido foi o clube Unidão, cujo passado é responsável pela época de ouro do Carnaval de Cataguases. O Clube foi um dos personagens principais da folia de Momo na cidade na década de setenta. Seu presidente, Eduardo, recebeu a homenagem e falou ao vivo com a reportagem do site em vídeo (assista clicando aqui).

Uma surpresa durante a apresentação dos Baluartes foi a coroação da Rainha e Princesa do grupo em 2020. A rainha eleita foi dona Rita, foliã convicta que, apaixonada por carnaval, tem excelentes recordações da época áurea desta festa em Cataguases. Apesar da idade, dona Rita, que começou a brincar o carnaval há aproximadamente sessenta anos, não se conteve diante do som das marchinhas e ensaiou uns passinhos ao lado das filhas. A outra homenageada, Marlene, é uma das maiores incentivadoras dos Baluartes do Samba e também fã de Carnaval. Ambas agraciadas foram surpreendidas com o título.

Veja fotos e os vídeos das transmissões ao vivo, abaixo.

Sábado de Carnaval em Cataguases começa com a apresentação dos Baluartes do Samba, iniciativa da Acriar. Este ano o grupo homenageia o Unidão, que no passado produziu belos carnavais na cidade.

Posted by Site do Marcelo Lopes on Saturday, February 22, 2020

Posted by Site do Marcelo Lopes on Saturday, February 22, 2020

Posted by Site do Marcelo Lopes on Saturday, February 22, 2020