Projeto de alunos constrói “tijolos de jeans” em São João Nepomuceno

Projeto de alunos constrói “tijolos de jeans” em São João Nepomuceno

Um projeto, desenvolvido por oito estudantes, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), constrói “tijolos de jeans”. O objetivo da ação é ajudar o Meio Ambiente e diminuir o custo do material.

De acordo com o técnico de robótica do grupo, Vagner de Paula, o município tem grande quantidade de empresas têxtil e, portanto, os proprietários têm a responsabilidade de dar o descarte correto para o jeans.

“Para dar a destinação correta, a empresa gasta cerca de R$ 3 mil. O ideal seria pegar esse tecido, moer, e jogar dentro do tijolo. O que resulta em um material ecológico e mais barato”, contou.

Projeto de alunos constróiO projeto
Segundo Vagner de Paula, o tecido é moído e colocado na massa, que demora cerca de 25 dias para secar “Moemos, colocamos a massa. O tijolo fica 10% mais leve. Além de ser acústico por causa da fibra e isolante térmico”.

Conforme o grupo, foram feitos testes em uma prensa para saber se a resistência do produto atende às normas técnicas exigidas no mercado.

“No mínimo, o produto tem que aguentar cinco toneladas, o nosso deu sete toneladas e meia, com uma semana de secagem”, explicou o técnico.

Neste último final de semana, o grupo participou do Torneio Regional de Robótica em Contagem/MG onde apresentou o projeto e competiu com outras equipes de Minas Gerais.

Fonte e fotos: G1 Zona da Mata