Bloco Pinga na Seringa é mais uma atração no Carnaval de Santana de Cataguases

Bloco Pinga na Seringa é mais uma atração no Carnaval de Santana de Cataguases

O Carnaval de Santana de Cataguases promete muita animação este ano. E Blocos também! Recriado em 2017, quem prepara uma bela apresentação em 2020 é o Bloco Pinga na Seringa, que está em franco crescimento e vai desfilar nas ruas daquela cidade na segunda-feira de Carnaval, dia 24 de fevereiro. Organizado por um grupo de pessoas que hoje mora em São Paulo e Cataguases, é remanescente do “Bloco dos Firminos” que marcou época e tinha este nome por causa de seu fundador, José Firmino, antigo comerciante em Santana de Cataguases.

Seus netos e bisnetos Lucas Castro, Everton Castro, Fabrício Paula, Haldney George e Raul Paula, residentes em São Paulo e Rosana Castro, a Rosaninha, que mora em Santana de Cataguases e cuida de parte legal da agremiação criaram o Pinga na Seringa, cujo nome foi extraído de uma música escrita em 2017 para o desfile do bloco naquele ano. A partir daí, exatamente na segunda-feira de Carnaval, dia em que o novo bloco nasceu dentro da casa onde todos os anos hospedavam os foliões que moravam em outras cidades e vinham curtir o carnaval em Santana, o bloco vai para as ruas da cidade. “Desde então nosso objetivo é um só: curtir!”, diz Lucas, que fala em nome dos demais.

Este ano, com o crescimento da agremiação, surgiu a necessidade de agregar à ele uma bateria “para dar mais sustentação na folia e trazer mais foliões”, explica Lucas. Assim surgiu uma parceria com o bloco de Cataguases, Turma do Rebenta, que vai participar com sua bateria desta apresentação. “O Turma do Rebenta, desfilou durante anos na Avenida em Cataguases, com muitos integrantes da nossa família, por isso decidimos alinhar essa parceria e isso vai contribuir sobremaneira com a alegria da festa, sem perder a nossa essência e o clima familiar do desfile”, afirma Lucas Castro.

Outra novidade para o carnaval deste ano é o abadá do Bloco que foi alterado e vai homenagear a matriarca da família de seus fundadores e hoje moradora em Cataguases, a conhecida Dona Nitinha. Famosa por seus bordados e retalhos, além de muito carismática e amante de carnaval, o abadá busca retratar em seu design exatamente as atividades que Dona Nitinha desempenhou ao longo de sua vida. “Com todas estas novidades e adequações esperamos reunir um grande público em torno de nosso bloco e fazer um carnaval alegre, familiar e muito animado pelas ruas da cidade”, completa Lucas. O Bloco vai começar seu desfile às 16 horas.