Ibama vai realizar audiências públicas em Muriaé

Ibama vai realizar audiências públicas em Muriaé

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fará Audiências Públicas em Minas Gerais, para avaliar impactos ambientais do projeto de duplicação da Rodovia BR-116. Elas vão acontecer nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro. O trecho apresentado no Edital Nº 3/2020 do Ibama, vinculado ao Ministério de Meio Ambiente, compreende a ligação Além Paraíba-Divisa Alegre.

Essa obra, portanto, irá da divisa com o Rio de Janeiro, na região geoeconômica de Juiz de Fora, até o limite com o Sul da Bahia. O percurso tem a extensão de 829 km.

Pela pauta, o Ibama se propõe a “apresentar, dirimir dúvidas e colher críticas e sugestões relativas ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)”. As apresentações, porém, serão realizadas pela Empresa de Planejamento e Logística S.A. A EPL é uma estatal vinculada a outro ministério, o da Infraestrutura.

Neste trecho, a BR-116 cruza toda extensão da Região Leste de Minas, sendo, portanto, muito relevante na interligação entre o Rio de Janeiro à Bahia.

As audiências públicas serão realizadas em três cidades :
– 11/02/2020 (terça-feira), às 19h30, em Muriaé, no Auditório da FUNDARTE – Fundação de Cultura, Artes e Turismo;
– 12/02/2020 (quarta-feira), às 19h30, em Governador Valadares, no Auditório da Prefeitura Municipal;
– 13/02/2020 (quinta-feira), às 19h30, em Itaobim, na Câmara Municipal.