Cataguases está de luto pela morte de Clarinha

Cataguases está de luto pela morte de Clarinha

MATÉRIA ATUALIZADA – Cataguases amanheceu de luto nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, por causa do crime bárbaro que tirou a vida da adolescente Ana Clara Nunes Chagas, de apenas 13 anos de idade. O roubo, seguido de estupro e morte da garota dentro de sua própria casa, deixou os cataguasenses em estado de choque pela sua monstruosidade.

Não há na história recente do município caso semelhante, pelo menos que tenha chegado ao conhecimento público. A prisão imediata do autor, graças a atuação eficiente do policial militar da reserva, sargento Márcio Nunes, ameniza um pouco o sofrimento de todos que conviviam com a vítima e reforça as esperanças no trabalho da justiça.

As reações a esta barbaridade estão ocorrendo desde o início da noite de domingo, 09, data do crime e logo após o estado de choque que acometeu todos os cataguasenses. O primeiro a se manifestar foi o prefeito Willian Lobo de Almeida, amigo da família de Clarinha, decretou luto oficial de três dias no município, lamentou o ocorrido e, por fim, pediu orações para a vítima e toda a família, em vídeo publicado nas redes sociais.

A Diocese de Leopoldina divulgou Nota de Pesar pela morte da adolescente que frequentava o grupo de jovens EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo – da Matriz Nossa Senhora do Rosário. A nota denomina o ocorrido como “tragédia” e se “solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor e saudade”, destaca o texto que informou também o local onde acontecia o velório (Capela de São Cristovão) e o horário do sepultamento (12 horas desta segunda-feira, 10).

A Câmara Municipal de Cataguases, através de seu presidente, Vereador Ricardo Dias, informou ao Site do Marcelo Lopes que a instituição irá divulgar no início da tarde desta segunda-feira, 10, uma Nota de Pesar sobre o ocorrido e que vai propor uma Moção de Pesar conjunta de todos os vereadores pelo falecimento de Ana Clara.

O deputado estadual por Cataguases, Fernando Pacheco, também se pronunciou no começo da tarde sobre a tragédia. Em uma postagem em sua página oficial no Facebook, ele disse ser preciso “enfrentar e dar um basta em todas as formas de violência contra as mulheres.” Em seguida lamentou “profundamente a morte da jovem Ana Clara, vítima de um crime bárbaro”, afirmou. O deputado prestou solidariedade à família dela e fez um apelo por união. “Vamos unir Cataguases, por Ana Clara, pelas jovens e pelas mulheres. Chega, não dá mais, temos que nos unir…”, disse Fernando Pacheco.

Por fim, um grupo de pessoas está organizando o que está sendo chamado de “Caminhada das Famílias” contra os abusos e agressões sofridos por Ana Clara. De acordo com Rafaela Nobre de Carvalho, uma das organizadoras daquela iniciativa, o objetivo é dizer não à violência. Neste sentido convida todos a participarem da caminhada que vai acontecer no próximo sábado, 15, às 10 horas, com concentração na Pracinha do Bahamas. Sugere também que todos usem roupa preta no dia do evento.