Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda

A partir da próxima segunda-feira, 10 de janeiro, começa em Cataguases a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O público-alvo desta fase é formado por crianças e adolescentes com idades entre 5 e 19 anos, sem as duas doses registradas da tríplice viral, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

O Dia D ocorrerá no sábado, dia 15 de fevereiro. A vacina estará disponível nas salas de vacina dos postos de saúde dos bairros Bandeirantes, Leonardo, Paraíso, Granjaria, no distrito de Vista Alegre e no Centro de Imunização, localizado na Policlínica Municipal. Além de vacinar o público alvo, a campanha nacional, que só termina no dia 13 de março, também vai verificar e atualizar, caso necessário, as cadernetas de vacinação.

Para pessoas com idade entre 1 e 29 anos, são necessárias duas doses da vacina. Já para aquelas entre 30 e 49 anos, apenas uma é necessária. A tríplice viral é contraindicada em caso de imunodeficiências congênitas ou adquiridas – clínica ou laboratorial grave -, infecção pelo HIV em pessoas com taxas de células do sistema imunológico menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula da vacina.

Cataguases não tem nenhum caso registrado de sarampo.

Fonte: Tribuna de Minas | Foto: Getty Images