Alistamento militar 2020 deve ser feito até 30 de junho

Alistamento militar 2020 deve ser feito até 30 de junho

Os jovens cataguasenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Dos inscritos, cem serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-033.

Para realizar a inscrição, basta acessar a página do Exército Brasileiro na internet (www.alistamento.eb.mil.br) com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Após esse procedimento, o jovem deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento que comprova a inscrição.

Aqueles que não possuírem acesso à internet ou não tiverem CPF devem comparecer na Junta de Serviço Militar, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, antigo Hospital Pronto Cordis, na Rua Gama Cerqueira, 70, Vila Domingos Lopes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É necessário apresentar Certidão de Nascimento, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome, e ter e-mail.

Penalidades para quem não se alista – Quem não se alistar dentro do prazo fica em débito com o Serviço Militar, podendo sofrer implicações, como pagamento de multa, proibição de retirar o Título de Eleitor, ser impedido de tirar passaporte e de ser empossado em cargo público, ter o CPF cancelado, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas, entre outras sanções.

Os inscritos devem ficar atentos também à data em que deverão participar do processo de seleção, que ocorre ao longo deste ano. Os jovens moradores da área rural devem se alistar normalmente. O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, elas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à Junta de Serviço Militar para requerer o Certificado de Isenção.

Fonte e foto: Tiro de Guerra 04-033.