Tarde e noite pode chover forte e até granizo em Cataguases

Tarde e noite pode chover forte e até granizo em Cataguases

A chuva deve voltar a cair forte sobre Cataguases entre a tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, e a manhã de terça-feira, 28. A previsão é do SIMGE – Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais. O motivo é a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – que segue atuando sobre Minas Gerais e “deverá começar a se deslocar para porções mais ao sul do estado ao final do período. Na Zona da Mata, previsão de tempestades severas, com enxurrada, raios, ventania e chances de granizo, entre a tarde e a noite” desta segunda-feira, alerta o SIMGE.

De acordo com aquele órgão governamental, a previsão é válida até às 10 horas de terça, 28. O mapa abaixo mostra os Níveis de Severidade, indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer desta segunda-feira. “As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Foi identificada possibilidade de Tempo Severo em todo o estado de Minas para o período de vigência deste boletim de previsão, inclusive Cataguases. Na região a previsão também abrange Juiz de Fora, Muriaé, Ubá e Viçosa. Os órgãos de meteorologia sugerem atenção constante às previsões do tempo alegando a necessidade de mudar de planos e buscar proteção dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo.

Fonte e mapa: SIMGE